Em sua 15ª edição, o Desafio Unicamp é uma competição a nível nacional de modelagem de negócios baseada em tecnologias da Unicamp e organizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp.
A competição consiste no desenvolvimento de um modelo de negócios a partir de uma tecnologia da Unicamp que é previamente escolhida pela equipe participante. As tecnologias são disponibilizadas no portfólio do Desafio Unicamp que muda a cada edição.
Os participantes, que se inscrevem em times, recebem workshops em metodologia de modelagem de negócio, treinamentos e mentorias nacionais e internacionais. O principal objetivo do programa é estimular o empreendedorismo e a inovação.
Brasileiros que não sejam residentes do país também podem participar, considerando que a competição acontece totalmente virtual.
*Não é preciso ter vínculo com a Unicamp para participar.
O Desafio Unicamp possui três categorias de premiação. Os seis times finalistas concorrem automaticamente em todas as categorias, sendo que uma mesma equipe pode vencer mais de uma categoria. Os finalistas são contemplados com prêmios e podem desfrutar de benefícios oferecidos por patrocinadores e pela Agência de Inovação Inova Unicamp.
Todas as equipes finalistas da competição ganham automaticamente:
Leia com cuidado o regulamento, monte uma equipe de 3 a 5 pessoas e escolha uma patente ou um programa de computador em nosso portfólio de tecnologias. Atenção: o processo de inscrição envolve duas etapas!
Aguarde o envio do contato do(a) mentor(a) acadêmico(a) que será após a confirmação de inscrição da equipe nas DUAS etapas. Devem ser feitas até (3) três conversas para que a equipe compreenda os aspectos técnicos da tecnologia.
Este evento esclarece conceitos sobre tecnologias e dá mais clareza para os times trabalharem com negócios de base tecnológica.
O primeiro Workshop da competição vai trazer as informações sobre as próximas etapas, uma palestra sobre negócios de impacto socioambiental e ainda conteúdos sobre a busca pelo cliente ideal e validações.
Após o primeiro Workshop, os participantes recebem um treinamento para que saibam como realizar as mentorias com especialistas. Eles terão acesso à plataforma de mentorias e podem realizar conversas com seus mentores empresariais específicos e com outros especialistas voluntários.
O segundo Workshop da competição é mão na massa! Durante este evento, os times vão aprender a montar um modelo de negócios com a ferramenta Business Model Canvas.
Todas as equipes fazem a entrega on-line dos seus trabalhos de modelagem de negócios. A entrega é feita pelo(a) líder da equipe no Google Classroom.
Uma banca avalia os trabalhos e seleciona 10 (dez) equipes para a próxima fase.
Mentoria de negócios para as 10 (dez) equipes que foram classificadas com as melhores notas nos trabalhos entregues.
Apenas os 10 (dez) que continuaram na competição fazem a segunda entrega do trabalho. Eles podem atualizar as informações e devem incluir os aprendizados durante a mentoria internacional. A entrega é feita pelo(a) líder da equipe no Google Classroom.
Os 10 (dez) times fazem um Treinamento geral de pitch. Após a última etapa de avaliação, são selecionadas as 6 (seis) equipes finalistas e essas participam de um treinamento de pitch individual.
Evento em que os 6 (seis) times finalistas apresentam seus pitches e concorrem nas categorias da competição.
A edição do Desafio Unicamp 2025 terá, em seus principais eventos, interpretação em LIBRAS. Queremos estimular a participação de competidores que necessitam deste recurso visual.
A empresa foi fundada em 2014 a partir do Desafio Unicamp. Os integrantes da equipe se juntaram ao seu mentor empresarial para a criação do negócio, que atua na área de saúde e bem-estar. A empresa é graduada na Incamp e já lançou no mercado o produto oriundo da tecnologia escolhida na competição, um produto à base de extrato de jabuticaba para tratar distúrbios metabólicos (Metabody, lançado em 2021).
Posteriormente, eles fizeram um acordo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com a Unicamp e lançaram um segundo produto no mercado, à base de urucum (Colliv, lançado em 2023).
A empresa foi fundada em 2021 após serem finalistas do Desafio Unicamp. Eles são formados por alunos da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), em Minas Gerais. A Singular Seeds se graduou na Incamp e atua na área de qualidade de sementes.
O foco da empresa é no desenvolvimento de uma máquina e um sistema para suprir a necessidade do setor de qualidade de sementes, com análises de maior amostragem em apenas alguns minutos.
A equipe foi vencedora, em 2022, da categoria de Impacto Socioambiental. Posteriormente, eles licenciaram a tecnologia usada na competição para o desenvolvimento do produto.
A proposta da empresa é lançar um pesticida, baseado na nanotecnologia, para conter pragas e proteger a plantação da degradação prematura, com foco no pequeno e médio produtor. O diferencial é que o produto não afeta o solo é ecologicamente sustentável.
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