Desafio Unicamp incentiva criação de negócios de inovação sustentável
A competição de modelagem de negócios, organizada pela Inova Unicamp, traz, pelo segundo ano, premiação extra da Fundação Educar para equipes que atuem com objetivos de sustentabilidade
Texto: Agnes Sofia Guimarães | Foto: Gabriela Neves-Inova Unicamp
Com o compromisso de estimular a criação de negócios inovadores baseados em ciência e tecnologia, a Unicamp promove a 13ª edição do Desafio Unicamp. O programa apresenta conteúdos e caminhos para quem busca empreender como carreira, com treinamentos e capacitações oferecidos gratuitamente aos participantes da competição de modelagem de negócios, organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp.
As melhores equipes nas categorias Geral e Impacto Socioambiental podem levar até 15 mil reais para casa – sendo R$ 3 mil para cada integrante do grupo vencedor, além de outros prêmios, como a oportunidade de aceleração para Startup com a Baita Aceleradora, acessos a plataforma de treinamentos da FM2S e isenção na inscrição da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) para levar o negócio adiante. A equipe escolhida pelo Voto Popular e outras finalistas também recebem benefícios exclusivos oferecidos pela Inova e pelos patrocinadores.
“O principal objetivo da competição é fomentar a criação de spin-offs, empresas baseadas nos conhecimentos e tecnologias da Unicamp. Os participantes recebem capacitações gratuitas em metodologia Lean Canvas e treinamento de pitch. Têm acesso a conteúdos sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, conversam diretamente com os inventores das tecnologias e recebem mentorias com especialistas do mercado nacional e internacional”, explica Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.
Impacto Socioambiental
Pelo segundo ano, a Fundação Educar, organização sem fins lucrativos mantida pela Companhia DPaschoal, é patrocinadora do programa na categoria Impacto Socioambiental e oferece a premiação para a equipe que se destacar em temas de inclusão e sustentabilidade aplicados aos negócios. A categoria Impacto Socioambiental foi inserida na competição em 2022 e engajou as equipes, resultando em trabalhos que se concretizaram na criação de empresas preocupadas, desde seu início, com o desenvolvimento produtos e processos que reduzam o impacto no meio ambiente ou promovam melhorias sociais.
A Diretora Executiva da Fundação Educar, Isabela Pascoal Becker, destaca que a Categoria de Impacto Socioambiental foi pensada junto à Inova Unicamp justamente para incentivar os futuros empreendedores a desenvolverem um olhar mais abrangente e consciente sobre o impacto que geram na sociedade.
“Fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto socioambiental não é só necessário, é urgente. O espaço da Universidade já é muito promissor para o desenvolvimento de novos negócios e para a possibilidade de criar soluções que gerem valor para a sociedade e para o meio ambiente. É um caminho que mistura oportunidade de negócio com valor para a sociedade”, explica Isabela.
A categoria estimula que todos os modelos de negócios entregues estejam vinculados com a Agenda 2030 da ONU, com atenção a algum dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A partir das tecnologias à disposição na competição, as equipes precisam apresentar propostas de negócios que invistam em processos limpos, atitudes éticas, promovam a inclusão, a diversidade ou deixem uma contribuição positiva para o progresso da sociedade.
Empreendedorismo consciente
Em 2022, primeiro ano da Categoria Impacto Socioambiental, a equipe vencedora foi a B-Nano, composta por pesquisadores do Laboratório de Nanotecnologia Ambiental da UNESP de Sorocaba. O regulamento do Desafio Unicamp permite a participação de qualquer pessoa maior de 18 anos interessada em empreendedorismo, não precisando a equipe estar vinculada à Universidade Estadual de Campinas.
A partir de uma tecnologia da Unicamp baseada em um sistema nanocarreador para óleos essenciais para o controle de pragas e doenças agrícolas, o grupo desenvolveu um modelo de negócios baseado no contato direto com os agricultores que seriam beneficiados pela solução. Essa aproximação foi decisiva para um olhar mais sensível à proposta da equipe, conforme conta Anderson Espírito Santo, cofundadore da B-Nano.
“Nós tínhamos a ideia, mas não tínhamos noção de quanto a solução proposta poderia impactar o setor, até conhecer os agricultores, conversar com eles, e entender como o setor perde muito dinheiro por causa de pragas que afetam a produção e fatores que contaminam o solo. Estávamos diante de um público que busca e está disposto a investir em processos mais eficientes”, disse.
Em agosto de 2022, após o Desafio Unicamp, a B-Nano foi oficialmente fundada, sendo considerada uma empresa-filha da Unicamp. A startup licenciou a tecnologia modelada durante o Desafio e, em outubro de 2022, a spin-off finalizou a pré-aceleração com a Baita Aceleradora, parceira do programa. “O Desafio Unicamp foi essencial para nossa jornada empreendedora”, comentou Anderson.
Como funciona o Desafio Unicamp
Os times inscritos no Desafio Unicamp 2023 desenvolvem um modelo de negócio a partir de uma tecnologia da Unicamp, com alto potencial de inovação. A tecnologia é escolhida pelos próprios participantes dentro de um grupo de 50 perfis da Unicamp selecionados pela organização da competição. Faça a inscrição aqui!
A competição é gratuita e acontece 100% online. Durante três meses, as equipes inscritas participam de webinares e recebem mentorias acadêmicas e de especialistas do mercado. Um dos principais eventos da competição, o Workshop do Desafio Unicamp, apresenta a metodologia Lean Canvas e ensina aos participantes como planejar uma proposta de negócio de valor. Ao final, os seis times finalistas têm a oportunidade de se apresentar para uma banca convidada.
Neste ano, o Desafio Unicamp quer ampliar ainda mais a diversidade das equipes participantes. Para incentivar a pluralidade de participantes, a competição oferecerá pontuação extra na primeira entrega para as equipes com competidores que se enquadrem nos quesitos de diversidade de gênero, raça ou cor declarada, nacionalidade e pessoa com deficiência.
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor.
Sobre o Desafio Unicamp 2023
A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo e inovação da Unicamp, organizado pela Inova Unicamp. Em 12 anos, o Desafio Unicamp já capacitou mais de 3.480 pessoas. A última edição da competição, em 2022, contou com a participação de 181 participantes, das cinco regiões do país – representatividade que foi inédita no programa.
Para participar da 13ª edição do Desafio Unicamp, é preciso montar um grupo de 3 a 5 pessoas, escolher uma tecnologia selecionada para o programa e inscrever a equipe em inova.unicamp.br/desafio. As inscrições para o Desafio Unicamp 2023 vão até o dia 30 de março ou até esgotarem-se as vagas.
Os patrocinadores da 13º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, ClarkeModet, Instituto Eldorado, Baita Aceleradora, Ativy e 3M.
Os apoiadores da 13º edição do Desafio Unicamp são: Campinas Tech, Fundação Fórum Campinas, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do ABC (UFABC), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, DWIH São Paulo, Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e Incamp.