Conheça as seis equipes finalistas do Desafio Unicamp 2020
Texto: Thais Oliveira
Foto: Gabriela Neves
Após diversas atividades de capacitação em empreendedorismo e duas avaliações de modelo de negócio, o Desafio Unicamp, competição de modelos de negócios a partir de tecnologias da Unicamp, chega a sua fase final. Devido à pandemia, em 2020 a competição rodou totalmente online e contou com 155 inscritos no total. Na segunda fase, 15 equipes foram avaliadas, mas somente seis foram selecionadas para a final da competição com a apresentação de seus pitches no dia 18 às 15h via Zoom.
As equipes e integrantes finalistas do Desafio Unicamp 2020 são (em ordem alfabética):
- BioSelect
Edson Lopes de Araújo – Graduando em Administração de Empresas na FCA-Unicamp
Kelly Patrícia Gomes da Silva – Graduanda em Administração de Empresas na FCA-Unicamp
Mariana Damião – Graduanda em Administração de Empresas na FCA-Unicamp
- NaturalThymus
Arilda Inês Miranda Ribeiro – Graduada em biblioteconomia e livre-docente em Educação pela Unesp
Bruna Guedes de Melo – Mestranda no programa de pós-graduação em Tecnologia de Alimentos na Unicamp
Bruna Lago Tagliapietra – Doutoranda no programa de pós-graduação em Tecnologia de Alimentos na Unicamp
Geisiquel do Nascimento Miranda – Enfermeira e empreendedora na Bem Vitta
Vanessa Camargo Ribeiro – Administradora com Habilitação em Comércio Exterior e empreendedora
- Osteotech
Caio Contiero Rosa – Bacharel em biotecnologia pela UNIFAL
Gabriel Chiari – Mestre em ciências ambientais pela UNIFAL
Tacilaine Gabriela Bueno – Bacharel em fisioterapia pela UNIFAL, residente em urgência e trauma na Puc-Campinas
Thiago Blosfeld Lopes – Bacharel em Biotecnologia pela UNIFAL e Assessor de Investimentos Ikedo Agente Autônomo de Investimentos
Thiago Castro Felix – Bacharel em biotecnologia pela UNIFAL
- Performance
Márcio Alexandre da Silva – Graduado em Matemática, gerente de escritórios de projetos nas áreas de Tecnologia de Informação e Farmacêutica
Charles Rehder Carvalho Moreira, empresário do setor financeiro e consultor em uma startup do setor de saúde e beleza
Gabriel Mattano da Silva – Estudante de Engenharia Elétrica na Puc-Campinas
- Plasmáticos
Lhwan Philippe Silva – Graduando em Física na Unicamp
Paulo Augusto Gradiz do Nascimento – Graduando em Engenharia Agronômica na USP-ESALQ
Reverson Fernandes Quero – Doutorando em Química Analítica na Unicamp
- Vessel
Vanessa Vitória de Arruda Pachalki – graduanda em Física Médica na Unicamp
Vinicius Ryu Agata – Graduando em Engenharia Civil na Unicamp
Vitor Cardoso Monzillo – Graduando em Engenharia Mecânica na Unicamp
Weslem Rosa Silva – Bacharel em Engenharia Agrícola pela Unicamp
Yasmim de Moura Bezerra – Graduanda em Engenharia Química na Unicamp
As equipes acima apresentaram os modelos de negócios mais factíveis e completos, de acordo com a banca avaliadora, e irão disputar a final (os integrantes finalistas serão contatadas por e-mail para mais informações). O evento acontecerá ao vivo no dia 18 de junho às 15h e inscrições podem ser feitas neste link.
Na ocasião, as equipes terão que mostrar o valor de seus negócios através de apresentações em forma de pitch, uma exposição curta com informações essenciais e diferenciadas sobre a startup e o modelo de negócios adotados que deve ser apresentada à banca especializada e composta por investidores, patrocinadores do evento e demais profissionais de inovação e empreendedorismo.
A banca selecionará a melhor startup da competição em 2020 que ganhará o prêmio pelo voto da banca, mas os espectadores que acompanharem ao vivo via Zoom também terão a oportunidade de votar na sua preferida, através do voto popular, que receberá uma homenagem.
Entre os prêmios, a equipe vencedora pela banca levará o prêmio no valor de 3 mil reais para cada integrante, programa de pré-aceleração na Baita Aceleradora e formação Green Belt pela FM2S. Todas as finalistas poderão participar do programa de pré-aceleração da Baita Aceleradora e serão isentas da taxa de inscrição do edital aberto de incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), caso queiram seguir com seus modelos de negócios
Sobre o Desafio Unicamp
O Desafio Unicamp completa em 2020 sua décima edição como a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp.
Trata-se de uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp que já capacitou mais de 2,7 mil pessoas em modelagem de negócios com acompanhamento de mentores empresariais e acadêmicos.
A final do Desafio Unicamp marca o término de um programa de três meses, que conta com diversas atividades, entre elas: Workshop de inovação, com palestras e imersão em práticas empreendedoras e domínio da metodologia lean canvas; treinamento de apresentação de pitch; coaching internacional com mentor especialista em startups; mentorias acadêmica e empresarial. Tudo isso para capacitar as equipes, que se propuseram a criar startups a partir de tecnologias da Unicamp.
Os patrocinadores da 10º edição do Desafio Unicamp são: Neuralmind, FM2S, Solvay Group, ClarkeModet e Baita Aceleradora.
Os apoiadores do Desafio Unicamp 2020 são: Incamp, Prefeitura de Campinas, Núcleo Campinas, Câmara Brasil-Alemanha, Castelo Creative Space, Venture Hub, Campinas Tech, Liga Empreendedora, Centro de Empreendedorismo da Facamp e Angel Education.