Na imagem, um exemplo de Business Model Canvas, estratégia utilizada no meio empreendedor para pensar modelos de negócios.

Focus Jornalismo | Equipe cearense vence Desafio Unicamp 2024 com solução para tratamento de água e esgoto

Texto: Anna Karoline – Focus Jornalismo| Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

Na final do Desafio Unicamp deste ano, uma competição de modelagem de negócios organizada pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), três equipes foram premiadas. Entre os participantes vitoriosos estão estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

As equipes vencedoras destacaram-se ao apresentar modelos de negócios inovadores baseados em tecnologias da Unicamp que oferecem soluções para o tratamento de água e efluentes de maneira mais sustentável e eficiente. O evento da final do Desafio Unicamp ocorreu de forma online em 04 de julho, reunindo 248 pessoas.

Na categoria geral de “Melhor Modelo de Negócio”, a Sanitech foi a grande vencedora do Desafio Unicamp 2024. O time Água Limpa foi premiado na categoria “Impacto Socioambiental”, apoiada pela Fundação Educar, enquanto o prêmio “Voto Popular” ficou com a equipe EngBio. Este ano, a competição atraiu 57 equipes e contou com 229 participantes de várias regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

A Sanitech é composta por membros da UFC, IFCE e INSPER, que desenvolveram um modelo de negócio baseado em uma tecnologia da Unicamp para secagem ambientalmente sustentável e eficiente do lodo de Estações de Tratamento de Água (ETAs).

O time Água Limpa, vencedor da categoria de Impacto Socioambiental, criou uma estrutura de negócio para otimizar o tratamento do chorume em aterros sanitários no Brasil. A equipe, formada por alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Unicamp, participou da competição com o objetivo de aprender a modelar um negócio com foco em empreendedorismo.

Matéria originalmente publicada na Focus Jornalismo.