Solução para tratamento de água e esgoto foi o modelo de negócio vencedor do Desafio Unicamp 2024
Os finalistas do Desafio Unicamp 2024 concorreram em três categorias na final da competição, conquistadas por equipes diferentes. A principal categoria de Melhor Modelo de Negócio foi para uma equipe que trabalhou a questão de tratamento de água e esgoto.
Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Reprodução Zoom
Na tarde desta quinta-feira (04), ocorreu a final do Desafio Unicamp, quando três das seis equipes finalistas venceram em três categorias diferentes. Organizada pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), a competição de empreendedorismo teve a Sanitech como vencedora da categoria geral. O evento da final reuniu 248 pessoas. Assista a gravação aqui.
A Sanitech é formada por membros da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do INSPER. Eles desenvolveram um negócio baseado em uma tecnologia da Unicamp capaz de secar o lodo gerado em Estações de Tratamento de Água (ETAs) de forma ambientalmente sustentável e eficiente.
Vencedores da categoria Impacto Socioambiental, o time Água Limpa mostrou uma estrutura de negócio criada para otimizar o tratamento do chorume em aterros sanitários no país. A equipe uniu esforços de alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), ambas unidades da Unicamp, que se inscreveram na competição com o objetivo de aprender a modelar um negócio.
Já a categoria Voto Popular foi conquistada pelo modelo de negócio pautado em serviço de remoção de contaminantes da água, elaborado pela equipe EngBio e focado na solução de problemas de descarte de produtos da indústria têxtil. Composto por alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o grupo com estudantes de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia ganhou o título com mais de 30% dos votos do público conectado ao vivo.
Desafio Unicamp: empreendedorismo tecnológico
O Desafio Unicamp é uma competição que tem o objetivo estimular o empreendedorismo tecnológico e a inovação a partir de tecnologias protegidas da Unicamp. Na prática, ele visa a formação de spin-offs acadêmicos, que são negócios fundados a partir de conhecimentos ou tecnologias desenvolvidos na Universidade.
“A Inova e a Unicamp, nesta ação, colocam uma sementinha no esforço de transformar o país e a educação. Sabemos hoje que a gente produz conhecimento, ciência, tecnologia e que essas coisas podem nos ajudar a mudar a nossa sociedade. Temos desafios e os projetos trataram disso. No entanto, nós não vamos conseguir encontrar uma solução somente com ciência, tecnologia e conhecimento. Isso tem de se transformar em inovação, produto, processo e serviço capaz de atender os desafios e requerimentos da nossa sociedade. E isso não se faz sem espírito empreendedor. A grande virtude da Inova Unicamp e de ações como essa é plantar cada vez mais essa semente entre os jovens”, comentou o professor Antônio José de Almeida Meireles, reitor da Unicamp, durante o fechamento do evento e antes de anunciar os vencedores na categoria Melhor Modelo de Negócios.
Diversidade regional e inclusão de pessoas no Desafio Unicamp
Em sua 14ª edição, o Desafio Unicamp foi realizado de forma virtual pelo quinto ano consecutivo e, com isso, teve uma abrangência significativa – marca que já se mostrou evidente desde a formação dos grupos, conforme celebrou o professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp.
“Em 2024, tivemos equipes com pessoas de onze estados do Brasil representando quatro das regiões. Tivemos, também, equipes com pessoas de outros países. Todos eles representaram ao todo 39 instituições de ensino e pesquisas diferentes”, expôs Lopes.
A edição de 2024, segundo Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, teve destaques para além da diversidade regional dos participantes. “Neste ano pudemos contar, pela primeira vez, com a interpretação simultânea em Libras em todos os eventos do Desafio Unicamp. Isso nos permitiu avançar ainda mais em termos de acessibilidade, visando também a ampliação do público que, consequentemente, se torna a cada ano mais diverso”, celebrou Kishi.
Após a abertura feita pelo diretor-executivo, a programação contou com a palestra sobre a “Trajetória empreendedora a partir do Desafio Unicamp”, ministrada por Murilo Marques, sócio da empresa-filha da Unicamp FM2S e participante da primeira edição da competição, em 2011. O conteúdo seguiu com três blocos de apresentação dos pitches, que tiveram seis minutos de exposição de seus conteúdos e outros quatro minutos de perguntas e respostas com os jurados.
Banca avaliadora e prêmios do Desafio Unicamp 2024
A banca avaliadora foi composta por três jurados: Murilo Marques, sócio da FM2S, Marina Carvalho, gestora de ESG da Companhia DPaschoal de Participações, e Rosana Jamal, sócia-fundadora da Baita Aceleradora. Juntos, os especialistas definiram os vencedores de duas das três categorias existentes no programa.
Para além do valor em dinheiro destinado aos ganhadores das categorias Melhor Modelo de Negócios e Impacto Socioambiental, todos os finalistas terão acesso à plataforma de treinamentos oferecidos pela FM2S; aceleração com a Baita Aceleradora e isenção na submissão de projetos na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sob gestão da Inova Unicamp.
Sobre o Desafio Unicamp 2024
A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp. Em 13 anos, o Desafio Unicamp já capacitou mais de 3.000 pessoas.
A 14ª edição busca manter uma variedade regional, ampliando a diversidade entre as equipes. O regulamento do Desafio Unicamp 2024 prevê que grupos diversos pontuam mais na entrega da primeira atividade. Os critérios são diversidade em gênero, cor ou raça declarada, nacionalidade e pessoa com deficiência.
Os patrocinadores da 14º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, Baita Aceleradora, Neger Telecom, CPQD e Instituto Eldorado.
Os apoiadores da 14º edição do Desafio Unicamp são: Núcleo Campinas, Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Incamp e Liga Empreendedora.