Edições Anteriores

2024
A imagem é um printscreen do painel do Zoom durante o evento da Final do Desafio Unicamp 2024. Na imagem, é possível ver pequenos retângulos com os rostos das pessoas. Entre as pessoas estavam colaboradores da Inova Unicamp, o Reitor da Unicamp, três jurados da competição e alguns dos participantes finalistas. Fim da descrição.

Vencedores na Categoria Melhor Modelo de Negócios: Equipe Sanitech (UFC, IFCE e INSPER)

Tecnologia: Dispositivo para remoção da umidade de lodos de esgotos. (718_Leitos)

Vencedores na Categoria Impacto Socioambiental: Equipe Água Limpa (Unicamp)

Tecnologia: A invenção possibilita lançar efluente tratado diretamente na linha de esgotamento sanitário, sem a necessidade de deslocar os lixiviados brutos até as Estações de Tratamento de Esgoto. (1667_ATERRO)

Vencedores na Categoria Voto Popular: Equipe EngBio (Unesp)

Tecnologia: Processo de eliminação de componentes químicos no tratamento de águas usando materiais bioadsorventes a partir da incorporação de microalgas em membranas poliméricas. (1894_POROSAS)

Saiba como foi a competição
2023
Da esquerda para direita prints de fotos do zoom, homem negro com óculos sorrindo, mulher negra com óculos sorrido, mulher branca de óculos sorrindo, fim da descrição.

Vencedores nas Categorias Geral e Impacto Socioambiental: Equipe NanoUnique

Tecnologia: Membranas para regeneração tecidual guiada associada às atividades farmacológicas vegetais. (1131_CHICA)

Universidade dos integrantes da equipe: Universidade Tiradentes (UNIT)

Assista a final da competição

Vencedores Melhor Modelo de negócios: Equipe PBF Nutrientes

Tecnologia: Nanopartículas fluorescentes de carbono a partir de derivados da cana-de-açúcar. (1003_GLUCOMANANA)

Universidade dos integrantes da equipe: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Universidade Estadual de São Paulo (USP)

Mentor acadêmico: Gabriel Perli

Vencedores Impacto SocioambientalEquipe B-nano

Tecnologia: Encapsulamento de óleos essenciais utilizando carreadores lipídicos nanoestruturados naturais. (1377_CLN NATURAL)

Universidade dos integrantes da equipe: Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mentor acadêmico: Leonardo Fernandes Fraceto, também membro da equipe.

Vencedores: Equipe Re.Skin

Tecnologia: Membranas assimétricas semelhantes a pele para serem utilizadas como curativos que ajudam na cicatrização de ferimentos e queimaduras

Universidade dos integrantes da equipe: Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Veja a final da edição 2021