6 de maio de 2022 Unicamp licencia duas tecnologias do setor de alimentos para a empresa Terpenia
A empresa Terpenia Bioinsumos, spin-off da Unicamp, licenciou duas tecnologias do Portfólio de Patentes da Universidade, com apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp. As tecnologias licenciadas têm em comum a possibilidade de reduzirem o uso de promotores de crescimento, que são poluentes do meio ambiente e prejudiciais a saúde humana. Enquanto um dos inventos é relevante para substituir o uso de antibióticos na ração de animais e o uso de conservantes sintéticos do tipo Hidroxitolueno Butilado (BHT) e o Hidroxianisol Butilado (BHA), o outro se apresenta promissor na substituição de antibióticos em aquiculturas.
Antioxidante natural para conserva de carnes, produtos cárneos e aditivo na dieta animal
Licenciamento não-exclusivo de patente BR102016020328-7
Trata-se de uma micropartícula com propriedades funcionais e antioxidantes para ser adicionada em carnes, produtos cárneos e nas dietas dos animais, como uma alternativa de antioxidante alimentar natural em substituição aos sintéticos, que são restritos em alguns países pela suspeita de efeitos carcinogênicos. O produto desta tecnologia é elaborado a partir da combinação de dois óleos essenciais microencapsulados e obtém resultados satisfatórios no controle da oxidação lipídica, podendo ser empregado na indústria alimentícia para aumentar o tempo de conservação de carnes e produtos cárneos.
Inventores: Marta Cristina Teixeira Duarte, Adriana Nogueira Figueiredo, Rodney Alexandre Ferreira Rodrigues, Renata Maria Teixeira Duarte e Aline Mondini Calil Racanicci
Unidade: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA)
Empresa licenciada: Terpenia Desenvolvimento de Bioinsumos Ltda
Saiba mais:
Composição antibacteriana natural para alimentação e controle de bactérias em aquicultura
Licenciamento não-exclusivo de patente BR102018077081-0
O invento refere-se a uma composição antibacteriana feita a partir de óleos voláteis extraídos de plantas que podem ser utilizados em rações de aquicultura, sem risco de poluição ambiental e totalmente atóxico. O composto apresenta um método de obtenção de baixo custo, simples e rápido de ser realizado. A importância da utilização de compostos naturais é principalmente na substituição do uso de compostos sintéticos – como antibióticos, para o controle das bacterioses em peixes, pois o largo uso de antibióticos leva ao desenvolvimento e seleção de bactérias mais resistentes, além de poder causar a contaminação de outros animais e do homem.
Inventores: Marta Cristina Teixeira Duarte, Rodney Alexandre Ferreira Rodrigues, Renata Antunes Estaiano de Rezende e Marili Villa Nova Rodrigues
Unidade: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA)
Empresa licenciada: Terpenia Desenvolvimento de Bioinsumos Ltda
Saiba mais: