22 de setembro de 2023 Micropartícula com óleos essenciais substitui antibióticos no controle de doenças entéricas em suínos
Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102012021975-1
A tecnologia se refere a uma micropartícula contendo uma combinação de dois óleos essenciais, capaz de controlar infecções causadas por bactérias patogênicas em humanos e animais. Essas bactérias podem ser contraídas por meio da ingestão de alimentos e água contaminados, bem como na produção de carne de suínos e outros animais no Brasil.
Para conter esses microrganismos, aditivos químicos vêm sendo utilizados na criação animal desde 1946 no Brasil, mas estes podem contaminar o ecossistema e contribuem para o desenvolvimento de cepas microbianas resistentes. Nesse contexto, a tecnologia desenvolvida na Unicamp atua como uma alternativa à administração de antibióticos para controlar a contaminação microbiana e representa um impacto socioambiental positivo na cadeia produtiva.
Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Unidade da Unicamp: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA)
Inventores: Marta Cristina Teixeira Duarte; Glyn Mara Figueira; Benício Pereira; Rodney Alexandre Rodrigues; João Ernesto de Carvalho; Mary Ann Foglio e Dolivar Coraucci Neto.
Empresa licenciada Terpenia Desenvolvimento de Bioinsumos LTDA