Eletrólitos não inflamáveis para baterias e supercapacitores mais seguros

Vanderleia Mateus, Syra Oliveira, Raissa Venâncio, Rafael Vicentini e Hudson Zanin (FEEC) (esq. para dir.)

Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102023012213-2 (1856_ELETROLITOS)

Eletrólitos são substâncias químicas importantes para a fabricação de baterias e supercapacitores. Contudo, os modelos mais usados pela sociedade são compostos por eletrólitos inflamáveis, que são solventes orgânicos voláteis (hidrocarbonetos), o que cria um risco para o seu uso em caso de aquecimento interno elevado.

Para atenuar esse problema, pesquisadores da Unicamp desenvolveram uma classe de eletrólitos modificados com um fluoropolímero termoplástico capaz de tornar os eletrólitos inflamáveis em não inflamáveis, reduzindo consideravelmente a sua flamabilidade. Foram obtidos eletrólitos com elevada estabilidade química e térmica, sem afetar a condutividade iônica, trazendo mais segurança às baterias em uma ampla faixa de temperaturas.

Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC)

Inventores: Hudson Giovani Zanin (Unicamp), Syra Kelly Mubarac Silva Oliveira (Unicamp), Raissa Venâncio (Unicamp), Rafael Felipe Vicentini (Unicamp), Vanderleia de Deus Mateus (Unicamp), Ludmila de Oliveira Borges (Unicamp)

Empresa licenciada: Shell Brasil Petróleo Ltda.

 

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.