Armazenagem de energia em baterias de ar

Licenciamento não exclusivo de patente BR 10 2021 016975 3

A tecnologia se refere a baterias que usam líquido iônico cristalino como aditivo em eletrólito de alta condutividade com atuação catalítica e o uso do líquido iônico cristalino em baterias lítio-oxigênio (Li-O2) utilizando células com a configuração Swagelok (célula vedada ou célula auto vedante). Esse tipo de bateria captura o oxigênio atmosférico para gerar uma reação química em seu interior liberando o gás na hora do recarregamento. As também chamadas “baterias de ar” têm se mostrado potenciais substitutas das células convencionais de íons de lítio. Entre as vantagens se destacam a altíssima densidade energética, muito superior às células usadas atualmente (~1700 Wh/Kg X cerca de 150 Wh/Kg), sendo equiparadas à capacidade energética da gasolina.  O objeto do pedido de patente também foi capaz de melhorar a autonomia e ciclabilidade das baterias LiO2 (quantidade de recargas que o dispositivo permite antes do fim de sua vida útil).

Inventores: Gustavo Doubek, Chayene Gonçalves Anchieta, Rubens Maciel Filho, Thayane Carpanedo De Morais Nepel, Letícia Maria Sampaio Barros

Unidades: Faculdade de Engenharia Química (FEQ)

Empresa licenciada: Shell Brasil Petróleo Ltda.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.