20 de setembro de 2024 Método usa IA para elevar a precisão de modelos de simulação de reservatórios
Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102023019674-8 (1864_SIMULACAO)
Uma atividade dos projetos de reservatórios de petróleo é a Transferência de Escala (TE) de mapas tridimensionais de propriedades geológicas. A TE transforma um modelo geológico com alta resolução, que exige elevado tempo computacional, em um modelo com resolução menor e reduzido tempo de simulação. Contudo, essa simplificação origina resultados imprecisos.
Para contornar esse problema, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um método baseado em inteligência artificial para efetuar com mais precisão a transferência de escala de modelos de reservatório para simulações. O método aprimorou a qualidade dos modelos de simulação de menor resolução, podendo ser aplicado a vários tipos de reservatórios e cenários geológicos, com mais rapidez e eficiência.
Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Repsol Sinopec Brasil S.A. e Solpe – Soluções em Ciências e Engenharia de Petróleo LTDA.
Unidade da Unicamp: Instituto de Computação (IC), Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) e Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)
Inventores: Hélio Pedrini (Unicamp), Denis José Schiozer (Unicamp), Carlos Eduardo Andrade Gomes Barreto (Solpe), Leonildes Soares de Melo Filho (Repsol), Anderson Carlos Sousa e Santos (Unicamp), Fernando Perin Munerato (Repsol)
Empresa licenciada: REPSOL SINOPEC BRASIL S.A.