Identificação de leveduras no processo de fermentação de etanol

Licenciamento não-exclusivo de patente concedida PI1015987-8

A tecnologia desenvolvida permite de maneira precisa, rápida e com baixo custo a identificação de linhagens de leveduras que são utilizadas em processos fermentativos. Para isso, são utilizados marcadores moleculares que apresentaram um alto poder discriminatório, inclusive em linhagens com mesma origem tecnológica e geográfica. A análise, que compreende o uso combinado de quatro a seis marcadores moleculares, gera um perfil de resultado único para cada levedura, semelhante a um código de barras. O invento é destinado principalmente para o monitoramento do processo de fermentação na produção de etanol, do qual o Brasil está entre os maiores produtores do mundo. Entretanto, como possui uma elevada capacidade de diferenciar linhagens, pode ser usada como uma ferramenta de identificação e rastreio de leveduras em diferentes processos, como panificação, bebidas e nutrição animal.

Inventores: Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, Osmar Vaz De Carvalho Netto, Felipe Galzerani, Juan Lucas Argueso,  Fabiana De Melo Duarte, Gustavo Gilson Lacerda, Silvia Kazue Missawa e Marcelo Falsarella Carazzolle

Unidade: Instituto de Biologia (IB)

Empresa licenciada: Foxes Soluções e Pesquisas em Biologia Molecular Ltda

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.