20 de setembro de 2024 Material para ser usado em filtro é capaz de reduzir o oxigênio do argônio líquido em 80%
Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102023026705-0 (1892_CRIOGENICOS)
A invenção se refere a um método desenvolvido para a captura ou remoção de oxigênio em gases e líquidos criogênicos, particularmente em argônio líquido (LAr). Para isso, foi desenvolvido um material para ser usado no filtro de purificação do argônio líquido.
O material mostrou eficiência superior ao que é comercializado e, normalmente, utilizado nesse processo atualmente. Em dois ensaios efetuados, o material foi capaz de reduzir a concentração de contaminantes de oxigênio para 80% dos seus valores iniciais após 200 minutos de circulação de argônio líquido. Já o material de referência (BASF Cu-0226 S) reduziu a concentração de oxigênio para 40% do seu valor inicial no mesmo período de tempo.
Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fermi Research Alliance (Fermilab), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) , Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)
Unidade da Unicamp: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW)
Inventores: Pascoal José Giglio Pagliuso (Unicamp), Elisabete Moreira Assaf (USP), Cristhiane Guimarães Maciel Reis (UFSJ), Jose Mansur Assaf (UFSCar), Rosembergue Gabriel Lima Gonçalves (USP), Cris Adriano (Unicamp), Magda Bittencourt Fontes (CBPF), Krystal Albuquerque Brant (CBPF)
Instituição licenciada: Fermi Research Alliance (Fermilab)