20 de setembro de 2024 Análise de linhagens de leveduras em processos fermentativos
Licenciamento não exclusivo da patente PI 1015987-8 (421_LINHAGENS)
A tecnologia proposta permite a identificação e a diferenciação de linhagens de leveduras, ou seja, de fungos da espécie Saccharmomyces cerevisae em processos fermentativos. A identificação desses microrganismos é feita por meio de marcadores moleculares com alto poder de diferenciação entre as linhagens, incluindo aquelas com a mesma origem tecnológica e/ou geográfica.
A análise, que compreende o uso combinado de quatro a seis marcadores moleculares, gera um perfil de resultado único para cada levedura, semelhante a um código de barras. A invenção permite uma análise de forma precisa, rápida e com baixo custo no processo. Além disso, por possuir uma elevada capacidade de diferenciar linhagens, é possível aplicá-la em diferentes processos de fermentação, como para produção de etanol, pães e bebidas, nutrição animal e outras.
Com o licenciamento, a tecnologia será utilizada para prestação de serviços em um laboratório da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Unidade da Unicamp: Instituto de Biologia (IB)
Inventores: Gonçalo Amarante Guimarães Pereira (Unicamp), Osmar Vaz De Carvalho Netto (Unicamp), Felipe Galzerani (Unicamp), Juan Lucas Argueso Gomes de Almeida (Unicamp), Fabiana De Melo Duarte (Unicamp), Gustavo Gilson Lacerda (Unicamp), Silvia Kazue Missawa (Unicamp) e Marcelo Falsarella Carazzolle (Unicamp)
Instituição licenciada: Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)