Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Desafio Unicamp

Texto: Vanessa Fujihira

Foto: Pedro Amatuzzi

Interessados em começar sua própria startup já podem se inscrever no Desafio Unicamp 2018.  Em sua oitava edição, a competição nacional propõe a idealização de modelos de negócios baseados em patentes e software da Unicamp, oferecendo aos participantes workshops, mentorias e coaching internacional. Para participar da imersão em empreendedorismo tecnológico, equipes de 3 a 5 integrantes devem realizar seu cadastro no site do Desafio Unicamp até dia 25 de março. A competição é voltada para interessados em empreendedorismo e inovação de todo o Brasil e é aberta a não-alunos.

“O Desafio Unicamp é uma iniciativa de extrema importância porque atende, em uma mesma iniciativa, a missão da Agência de Inovação de divulgar as tecnologias da universidade, com vistas a levá-las ao mercado, como também fomenta o empreendedorismo de base tecnológica. Nesse sentido, capacita os participantes – sejam eles alunos da Unicamp ou não, já que a competição é aberta a todos – em modelagem de negócios e ainda desperta-os para a oportunidade de ter o empreendedorismo como uma opção de carreira”, avalia o diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Newton Frateschi.

A partir da fase de inscrição, as equipes iniciam sua jornada empreendedora ao longo das outras três etapas da competição. A primeira é a capacitação, na qual os participantes recebem um treinamento intensivo e mão-na-massa sobre a metodologia de negócios Lean Canvas, durante o Workshop Desafio Unicamp. Este ano, o evento irá ocorrer no dia 14 de abril e será ministrado por Marcelo Nakagawa, professor de inovação e empreendedorismo do Insper.

Após a capacitação, começa a etapa de mentoria, que engloba mentorias acadêmicas com os docentes da Unicamp responsáveis pelas tecnologias selecionadas e mentorias empresariais com profissionais e especialistas de mercado. Essa é a hora em que os grupos tiram suas dúvidas sobre as possíveis aplicações das patentes e software e vão para o mercado testar suas hipóteses, buscando validar seus modelos de negócios e também ampliar sua rede de contatos.

Por fim, é chegada a etapa final do programa, em que as seis melhores equipes da competição apresentam seus modelos de negócios para uma banca de avaliadores e é escolhido o grande vencedor do Desafio Unicamp 2018. A equipe ganhadora será premiada com R$3 mil para cada integrante, formação Green Belt pela FM2S e ainda participarão do programa de pré-aceleração oferecido pela Baita Aceleradora.

O Desafio Unicamp acumulou ao longo de suas edições números expressivos, sendo responsável pela capacitação de mais de 2 mil pessoas em metodologias de modelagem de negócios, como Business Model Canvas e Lean Canvas. A partir da análise de mais de 140 tecnologias da Unicamp, foram construídos 249 modelos de negócios, que deram origem a seis startups. Como resultado, mantém uma rede de mais de 120 mentores voluntários associados e já registrou a presença de participantes de 11 estados brasileiros.

Interessado em participar? Confira a programação completa e tire todas suas dúvidas no site da competição.

Sobre o Desafio Unicamp 2018

O Desafio Unicamp é uma competição de empreendedorismo baseada em tecnologias da Unicamp. A iniciativa está na oitava edição e é organizada, anualmente, pela Inova Unicamp. São patrocinadores desta edição a Clarke, Modet &Co, a FM2S Consultoria, a Baita Aceleradora e a Cervejaria Ambev. A iniciativa conta com o apoio da Rede Global do Empreendedorismo Campinas, da Venture HUB, do Founder Institute, da Incamp e da Liga Empreendedora, da Anjos do Brasil, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, do Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, da Associação Campinas Startups e do CIESP Campinas.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.