Transparência e agilidade nos licenciamentos exclusivos
Desde 2020, é possível que empresas e instituições tenham mais agilidade no licenciamento exclusivo de tecnologias ou fornecimento de know-how da Unicamp em uma negociação direta com a Agência de Inovação da Unicamp.
A aprovação da Resolução GR-064/2020, relacionada à Política de Inovação da Unicamp, regulamenta e desburocratiza esse tipo de transferência de tecnologia, excluindo a necessidade de abertura de licitação e permitindo a negociação direta com a Inova Unicamp.
Todo o processo é feito a partir da publicação – no site da Inova – de um Extrato de Oferta Tecnológica para as tecnologias a serem licenciadas com exclusividade. Essa publicação dá visibilidade plena aos critérios técnicos e financeiros de qualificação das propostas, bem como esclarece informações sobre prazo e formato de envio das propostas pelas empresas.
No caso de tecnologias desenvolvidas em parcerias de P&D com a Universidade, as empresas parceiras, que são cotitulares, continuam com a preferência para o licenciamento exclusivo, sem a necessidade de publicação de Extrato de Oferta Tecnológica.