Notícias

A imagem é um print dos palestrantes com a câmera aberta durante o Workshop Inova Jovem que aconteceu online.

Palestras sobre inovação e negócios sociais marcam o Workshop Inova Jovem 2021

Competição capacita alunos e amplia o ensino de empreendedorismo, tendo o Workshop como uma das principais atividades do programa

Por Leonardo Scramin 

O Workshop do Inova Jovem 2021, realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, no último sábado, 28 de agosto, foi marcado por palestras que priorizaram apresentar aos competidores propostas voltadas para a inovação, negócios sociais (chamados de Setor 2.5) e a metodologia Business Model Canvas.

O evento contou com a participação de 200 pessoas de forma remota, devido a pandemia da Covid-19. Na edição deste ano, 360 alunos se inscreveram na competição, formando 88 equipes, sendo 13 de fora do estado de São Paulo.

O Workshop é a principal capacitação aos participantes do programa e é obrigatória a presença de pelo menos 2 integrantes de cada time, sob pena de desclassificação. A abertura foi feita pelo Prof. Renato Lopes, diretor associado da Inova Unicamp, que destacou a importância da competição, a maior de empreendedorismo para alunos do ensino médio e técnico do país. 

“A ideia [do Inova Jovem] é estimular a opção pelo empreendedorismo e mostrar como as ações desenvolvidas podem virar uma solução para problemas reais das pessoas”, argumentou. 

Logo após, a coordenadora do Colégio Poliedro de Campinas, Isabel Cristina Settin, evidenciou que o projeto, ao se relacionar com cinco dos dezessetes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, se aproxima com o novo modelo de ensino médio estimulado nas escolas, potencializando o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. 

Dando início ao ciclo de palestras, Wilson Campanholi Jr, CEO e fundador do 2.5 Ventures e da Tração Online, apresentou aos competidores o conceito do Setor 2.5, “um híbrido entre o segundo setor, de empresas lucrativas, e o terceiro setor, das organizações sem fins lucrativos”. 

“As empresas do Setor 2.5 são conhecidas como negócios de impacto social, que possuem como propósito explícito gerar impacto socioambiental, ao mesmo tempo que geram resultados financeiros de forma sustentável”, resumiu Campanholi. 

Na sequência, Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incamp, deu um curso sobre a metodologia Business Model Canvas, um quadro de modelo de negócios que será utilizado pelos participantes para elaborar o projeto final.

“O modelo de negócios é uma forma de organizar e planejar seu negócio de um modo visual para que facilmente se possa testar ideias de uma forma rápida e barata“, explicou.

Encerrando o ciclo de apresentações, o ex-aluno da Unicamp, construtor de Conexões de Impacto, e modelador de Negócios Futurísticos, Thierry Cintra Marcondes, deu dicas para os competidores relacionadas à inovação e a negócios sociais, com suas experiências práticas no desenvolvimento do empreendedorismo. 

“São 4 metas diárias: aprender alguma coisa nova; ensinar algo para o próximo; conhecer algum lugar novo ou conhecer alguém novo; e roubar um sorriso de alguém. Você está conquistando aliados com essas atitudes. O empreendedor se dá ao luxo de experimentar coisas novas”, argumentou Marcondes. 

Durante todo o Workshop os participantes puderam tirar dúvidas com os palestrantes e estabelecer um maior contato com o empreendedorismo na prática. 

Agora, os competidores terão que desenvolver soluções de negócios sociais que possam gerar empresas que tenham como objetivo transformar realidades de um público-alvo e ao mesmo tempo gerar um resultado financeiro positivo. 

A próxima etapa da competição serão as mentorias com especialistas, que acontece do dia 2 de setembro ao dia 17 e são realizadas por meio da plataforma expertise.me. Os líderes de cada time foram adicionados ao sistema da plataforma e poderão, a partir do dia 2, agendar as mentorias para suas equipes.  

SOBRE O INOVA JOVEM

O Inova Jovem foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como uma carreira profissional para os jovens de todo o Brasil. Desde então, já foram realizadas sete edições da competição com mais de 2 mil estudantes de escolas regulares e técnicas do ensino médio capacitados. Com o evento, a Agência de Inovação Inova Unicamp busca ampliar os horizontes dos jovens fomentando a cultura do empreendedorismo e inovação.    

Patrocinadores de 2021: Agibank, Matera, Poliedro, Via Consulting

Apoiadores de 2021: Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo

Assista à gravação na íntegra do Workshop do Inova Jovem no canal da Inova Unicamp no YouTube.