Notícias

A imagem mostra um print de tela realizado durante o Workshop de Negócios de Impacto Socioambiental do Inova Jovem 2024. Na imagem nove pessoas estão posicionadas para a foto, sendo cinco homens e cinco mulheres. Fim da descrição.

Inova Jovem 2024 alcança 405 inscritos e inicia com capacitação sobre negócios de impacto socioambiental

Os participantes tiveram o primeiro contato com empreendedorismo de impacto socioambiental e também aprenderam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e exemplos de como aplicá-los em negócios.

Texto: Leonardo Scramin – Inova Unicamp | Foto: Reprodução Zoom

No último sábado, 14 de setembro, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) promoveu o primeiro workshop do programa Inova Jovem 2024, sobre negócios de impacto socioambiental, dando início às atividades da 11ª edição da competição nacional de empreendedorismo voltada a estudantes do ensino médio regular e técnico. O Inova Jovem 2024 alcançou quatro regiões do Brasil: norte, nordeste, sudeste e sul, sendo de 12 estados diferentes. O programa registrou 405 inscritos divididos em 98 equipes.

“Queremos tornar a competição cada vez mais acessível, plural e participativa, com a presença de estudantes de todo o Brasil”, destacou Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp – àrea responsável pela organização da competição, ao comentar sobre a presença de intérpretes de Libras no Inova Jovem 2024, uma novidade que busca garantir maior acessibilidade à competição.

Neste ano, além da inclusão da interpretação em Libras para todos os eventos da competição, também aconteceu mudanças no workshop, que foi dividido em dois momentos: o primeiro, sobre impacto socioambiental, e o segundo, que será realizado no próximo sábado, 21 de setembro, sobre modelagem de negócios. A divisão visa proporcionar mais tempo para o aprendizado e evitar o cansaço de um evento longo.

Workshop de impacto socioambiental introduz participantes ao empreendedorismo

A abertura do encontro foi realizada por Kátia Kishi, que apresentou aos presentes a dinâmica do programa, com as datas das principais entregas para as equipes e as orientações dos treinamentos e mentorias. 

Em sequência, Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, fez uma apresentação para os participantes com conceitos sobre o que é considerado inovação, com exemplos práticos, como o da startup Rubian Extratos, fundada em 2014 a partir do Desafio Unicamp, uma outra competição organizada pela Inova para pessoas com mais de 18 anos.

“Dentro do Inova Jovem buscamos trabalhar com o conceito de Inovação Social, que refere-se a uma criação desenvolvida e implementada para atender às inúmeras necessidades da sociedade, ocasionando melhorias na qualidade de vida das pessoas e comunidades, além de minimizar desigualdades”, explicou.

A principal atividade do encontro ficou por conta de Anabelle Custodio dos Santos, especialista em ESG – sigla para Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança, da Inova Unicamp. A profissional ministrou a palestra sobre Negócios de Impacto Socioambiental e esclareceu como funciona um empreendimento que tenha como foco resolver um problema social, deixando claro a diferença entre empresa e Organizações não Governamentais (ONGs). 

Os participantes também puderam tirar dúvidas e esclarecer pontos sobre as etapas da competição, como uma atividade obrigatória para a classificação da equipe que deve ser entregue até o dia 20 de setembro.

O evento contou ainda com a participação de Luiz Otávio Ciurcio Neto, coordenador-geral e diretor pedagógico do Poliedro em São Paulo. Representando a instituição, que patrocina o Inova Jovem há seis anos, Ciurcio Neto destacou o compromisso do Poliedro com a promoção de práticas empreendedoras. Ele também compartilhou exemplos de equipes de colégios que utilizam o sistema de ensino Poliedro e que, ao participar da competição, adquiriram aprendizados valiosos.

No próximo sábado, 21 de setembro, os participantes se encontram novamente para o segundo workshop da competição, sobre modelagem de negócios. O evento também será on-line e via Zoom. Todas as equipes que seguem na competição receberão o link de registro. 

Acompanhe a gravação do workshop sobre negócios de impacto socioambiental aqui!

Sobre o Inova Jovem 2024 

O programa Inova Jovem é uma competição de empreendedorismo da Unicamp voltada para estudantes do Ensino Médio a nível nacional. O programa foi criado em 2014 e é realizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp. Em dez anos de competição, já foram mais de 4.000 inscritos, que participaram gratuitamente de capacitações de ferramentas empreendedoras. O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira.

Os patrocinadores da 11º edição do Inova Jovem são: Poliedro Educação, FM2S – Educação e Consultoria, CCAA – Cambuí, Neger Telecom e Agência Sabiá

O apoiador da 11º edição do Inova Jovem é: Vestibular Unicamp 2025