21 nov Inova Jovem 2023 está com dois novos times para a final
Duas equipes finalistas da competição foram desclassificadas pela não participação obrigatória no Treinamento Individual de Pitch, gerando a classificação das duas próximas equipes com maiores notas no canvas.
Texto: Caroline Roxo | Foto: Edição presencial do Inova Jovem 2019
O Inova Jovem 2023, competição de empreendedorismo jovem organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, teve duas equipes desclassificadas da final do evento pela ausência no Treinamento Individual de Pitch. A regra da participação está presente no Regulamento com a obrigatoriedade da presença de pelo menos um integrante por time, sob pena de desclassificação. Com a desclassificação dos times, duas novas equipes sobem para a final do evento, que acontece nesta quinta-feira, 23, às 15h. Faça sua inscrição gratuita para assistir à final aqui!
As duas novas equipes que vão compor o grupo dos seis finalistas já realizaram o Treinamento Individual de Pitch, na última sexta-feira (17), e agora também estão na disputa pelos dois títulos da competição: Melhor Modelo de Negócios e Voto Popular.
A primeira categoria é o principal título do programa, consagrando o time vencedor com a premiação da competição. A equipe vencedora leva para a casa prêmio em dinheiro e bolsa de inglês da escola de idiomas NewCastle. Os dois novos times entram para compor uma final mais diversificada, com participantes de quatro estados diferentes: São Paulo, Maranhão, Minas Gerais e Paraná.
Estão na competição os times: Aventus, VacinAção, BioFertiza, Tecmura, Mira e E.I. (estudante inovador).
Conheça as duas novas equipes finalistas
Mira
A equipe Mira é composta por quatro alunas do ensino médio integrado ao técnico no Instituto Federal de Minas Gerais, em Ouro Preto, Minas Gerais. Os membros são: Maria Eduarda Neves de Almeida, Ana Clara Alves Belmonte Galvão, Rayssa de Oliveira Mendes e Isabella Heloísa Jacinto do Nascimento.
O projeto da equipe propõe uma pulseira para mães surdas, com funções de babá eletrônica e a emissão de alertas vibratórios e visuais quando o bebê chora. Este projeto está relacionado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Saúde e Bem-estar (3).
E.I. (estudante inovador)
A equipe E.I. é composta por quatro estudantes do ensino médio da escola estadual C.E.C.M. Professor Francisco Villanueva, em Rolândia, Paraná. Os membros são: Hugo Rian Bezerra Da Conceição, Lorena Maria Gomes Farias, Isadora Francisca Irmer Santos, Lethicia Boni Cardoso e Lucas Antonio Ray.
O projeto do time propõe um aplicativo para facilitar a venda de produtos advindos da agricultura familiar e orgânica. Este projeto está relacionado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Consumo e Produção Responsáveis (12).
Sobre o programa Inova Jovem
Criado em 2014 pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o programa Inova Jovem é a maior competição de empreendedorismo do Brasil voltada para jovens estudantes. Em dez anos de competição, quase 3.000 pessoas foram capacitadas profissionalmente com ferramentas para o desenvolvimento de negócios sustentáveis.
O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira. A Agência de Inovação Inova Unicamp tem o propósito de identificar oportunidades e promover atividades que estimulem a inovação e o empreendedorismo. O Inova Jovem é uma destas iniciativas que está associada às práticas de ESG, que são aquelas voltadas para a boa governança e boas práticas sociais e ambientais.
Patrocinadores do Inova Jovem 2023: FM2S Educação e Consultoria, Poliedro Educação, Fundação FEAC, NewCastle Idiomas.
Apoiadores do Inova Jovem 2023: Comvest