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Duas meninas segurando uma cartolina com a metodologia Lean Canvas. As meninas estão sentadas e olhando para o cartaz, elas usam agasalho e calça jeans.

Carreira empreendedora é novo interesse de meninas e mulheres no Brasil

Por Thais Oliveira

Foto: Janaina Fiuza – Fotoclick

De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor de 2019, o Brasil apresenta um número próximo de homens e mulheres empreendedores em estágio inicial: 23,1% de mulheres e 23,5% de homens (aproximadamente). O maior interesse de mulheres em se tornar empreendedoras também se reflete na participação de meninas nos programas de estímulo ao empreendedorismo organizados pela Agência de Inovação Inova Unicamp. 

No Desafio Unicamp deste ano, a participação de meninas chegou a 47%. Já no Inova Jovem de 2020, a presença feminina ultrapassou a de meninos na competição, com 58% de participação. Além disso, as duas equipes vencedoras pela banca e pelo voto popular também foram compostas totalmente por meninas. 

Com inscrições para a edição 2021 abertas até o dia 24 de agosto, o Programa Inova Jovem é um exemplo do interesse crescente da nova geração de meninas em empreender, especialmente no que tange o empreendedorismo de  impacto social, uma vez que o programa é voltado para projetos baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. 

Entretanto, segundo Vanessa Sensato, diretora de relações institucionais na Inova, a preocupação em estimular alunas a considerarem o empreendedorismo como opção de carreira deve ser constante entre os gestores das áreas de inovação e empreendedorismo em universidades e escolas Brasil afora.

“Entre as empresas-filhas da Unicamp, por exemplo, ainda há uma prevalência  de empreendedores masculinos. Temos um trabalho importante a ser feito dentro da Unicamp e fora dela para estimular meninas a empreenderem, com foco em empreendimentos que vão  não só promover liberdade financeira para as empreendedoras, mas também gerar impacto socioeconômico e ambiental”, avalia Sensato.

Sensato comenta que parte do estímulo passa por dar visibilidade às empreendedoras com carreiras já consolidadas, trabalhando o sentimento de pertencimento nas aspirantes a empreender. Uma das empreendedoras de destaque do grupo das empresas-filhas da Unicamp é Rosana Jamal Fernandes, sócia fundadora da Baita Aceleradora. 

Jamal Fernandes, que já foi presidente do Grupo Unicamp Ventures e líder de uma multinacional de tecnologia, hoje apoia empreendedores a transformarem suas ideias em negócio. Ela comenta que, na Baita, existe uma crescente procura para o programa de aceleração por empresas fundadas por mulheres. Segundo ela, as mulheres aspirantes a empreendedoras  se comportam de forma diversa aos homens. 

“As mulheres estão muito mais dispostas a ouvir e trabalhar nos conceitos que aprendem. Elas elaboram em cima daquilo e pensam em melhorar. A mulher que lidera, tem uma relação de empatia muito forte com clientes, por exemplo”, explicou a sócia. 

Lideranças no passado X hoje

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a fatia de mulheres em cargos de liderança ainda é consideravelmente menor do que a dos homens. Na pesquisa publicada em 2019, os números são de 37,4% de mulheres versus 62,6% para os homens em relação à ocupação dos postos de trabalho. Entretanto, a sócia fundadora da Baita considera que já houve mudanças em relação ao passado. 

“ Eu vejo uma mudança circunstancial, antes havia o emprego feminino e o masculino. Hoje, as mulheres estão entrando em áreas que elas não entravam antes, como engenharias e áreas de operação,” comentou. 

Jamal considera que a mudança feita em programas como o Inova Jovem é essencial porque é feita na base. Ela comentou que as crianças precisam entender que elas podem gerar um valor de troca para o outro e isso pode ser ensinado desde o ensino básico com o empreendedorismo. “Se você está no ensino médio e você quer definir sua carreira, não se limite à uma profissão feminina ou masculina. Você pode ter sucesso em qualquer uma delas”, comentou a sócia.

Sobre o Inova Jovem

O Inova Jovem foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como opção de carreira para os jovens de todo o Brasil. Desde então, já foram realizadas oito edições da competição com mais de 2 mil estudantes de escolas regulares e técnicas do ensino médio capacitados. Com o evento, a Agência de Inovação Inova Unicamp busca ampliar os horizontes dos jovens fomentando a cultura do empreendedorismo e inovação.    

Inscrições podem ser feitas por alunos de todo o Brasil, seja de escolas técnicas ou regulares. A submissão deve ser feita com equipes de 3 a 5 alunos, com autorização de pais ou responsáveis em: https://forms.gle/UYJVM8jN7xKLVmTA8

Patrocinadores de 2021: AgibankMateraPoliedroVia Consulting

Apoiadores de 2021: Fundação Educar DpaschoalSecretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo