Notícias

A imagem mostra uma sala de aula com mesas e cadeiras, em que os alunos estão dispostos por elas em grupos. Eles estão sentados e olhando para os computadores em cima das mesas. Os alunos estão participando da competição de empreendedorismo e concorrem para serem finalistas do Inova Jovem 2024. Fim da descrição.

Conheça os finalistas do Inova Jovem 2024

As seis equipes finalistas do Inova Jovem 2024 disputam em duas categorias de premiação. O evento da final acontece em 19 de novembro e qualquer interessado pode assistir. 

Texto: Caroline Roxo – Inova Unicamp | Foto: Escola SESI Dionísio Marques de Almeida – Paraíba

Após reunir 405 inscritos divididos em 98 equipes, o programa gratuito Inova Jovem 2024, realizado pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp),  acaba de divulgar a lista com as seis equipes finalistas que disputarão a final da competição de empreendedorismo para alunos do ensino médio regular ou técnico de todo o Brasil. Os times finalistas desta edição são de diferentes escolas, localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba. 

A final do Inova Jovem 2024 acontecerá no dia 19 de novembro, às 15 horas, de forma on-line e será aberta a todos os interessados em conhecer os trabalhos finalistas, tendo voto popular como uma das categorias da competição. Além dessa categoria, os times apresentam seus modelos de negócio em formato pitch e disputam o principal prêmio pela Avaliação da Banca. Inscreva-se e assista a final da competição aqui!

A equipe vencedora na categoria Avaliação da Banca levará para a casa a maior premiação da história do Inova Jovem, com prêmio em dinheiro, bolsa de inglês da escola de idiomas CCAA-Cambuí, treinamentos e cursos da FM2S – Educação e Consultoria, roteador de internet de alta potência oferecido pela Neger Telecom e certificado. Além de que todos os finalistas concorrem a um estágio de verão na Agência Sabiá.  

Conheça as equipes finalistas do Inova Jovem 2024 

O programa ofereceu durante o semestre capacitações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), modelagem de negócios com a ferramenta Business Model Canvas, treinamento de pitch e ainda a possibilidade de realização de mentorias com profissionais do mercado. As atividades tiveram o intuito de ensinar os participantes a transformarem suas ideias em modelos de negócio de impacto socioambiental positivo. 

Agora, as equipes finalistas passarão por um treinamento individual de pitch para que possam receber orientações personalizadas sobre suas apresentações. As informações para essa etapa serão enviadas por e-mail. Confira abaixo quem são os finalistas e qual a proposta de negócios de cada time. 

Fora da Caixa: Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, localizada no Rio de Janeiro – RJ

A equipe é composta por alunos do ensino médio técnico na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek. O grupo é composto por quatro integrantes: Ana Clara Filgueiras Oliveira da Silva, Kauã de Souza Lins, Ludmila Ramos Chagas e Samuel Rogério da Silva Adrião Gonçalves. 

O projeto da equipe consiste em um jogo para que jovens possam vivenciar o dia a dia de diferentes profissões e cursos de graduação, tendo uma visão realista das oportunidades e desafios de cada área e ajudando-os na escolha de suas futuras carreiras. O projeto está ligado ao ODS de número 4, Educação de Qualidade. 

HercyMoraes: Escola Hercy Moraes Professora, localizada em Campinas – SP

A equipe é composta por alunos do ensino médio na Escola Hercy Moraes Professora. O grupo é composto por cinco integrantes: Lucas Dos Santos Costa, Kezia Evangelista de Lima, Yasmin Fernandes Martins, Larah Kellen De Camargo Malandrin e Matheus Brescansin Rodrigues. 

O projeto da equipe consiste no oferecimento de montagem e instalação de sistemas de aquaponia, que consiste em um método que une a criação de peixes e outros seres aquáticos à produção de plantas, e colmeias de meliponicultura, que é a criação de abelhas nativas e regionais sem ferrão, para impulsionar a agricultura de pequenos produtores. O projeto está ligado ao ODS de número 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis. 

Lumos: Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho, localizado em Botucatu – SP

A equipe é composta por alunos do ensino médio no Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho. O grupo é composto por cinco integrantes: Ana Clara Braz Rosso, Beatriz Baptista da Silva, Gabriela Gomes dos Santos, Ruan Josias Gregori e Thauane Gabrielle Leme Adauto.  

O projeto da equipe é um óculos para deficientes visuais com recursos tecnológicos que permitem maior independência para essas pessoas, como geolocalização e alertas sonoros. O projeto está ligado ao ODS de número 3, Saúde e Bem-Estar. 

PlantMeat: SESI Amoreiras, localizado em Campinas – SP

A equipe é composta por alunos do ensino médio técnico do SESI Amoreiras, integrado com a Escola SENAI “Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini”. O grupo é composto por cinco integrantes: Heloisi de Queiroz Dorigan, Lara Cassiano Horta, Lívia Ferreira, Letícia Inácia Machado e Rebeca Gomides da Silvia. 

O projeto da equipe consiste em oferecer opções de alimentos vegetais ricos em nutrientes, sabor e diversidade a um custo de 15 reais por porção, a exemplo de um salame vegano. As embalagens dos produtos serão elaboradas com braille e sistemas de ziplock, com o intuito de promover a diversidade para consumo. O projeto está ligado ao ODS de número 12, Consumo e Produção Responsáveis. 

Tech Titans: Colégio Técnico de Campinas (COTUCA), localizado em Campinas – SP

A equipe é composta por alunos do ensino médio técnico do Colégio Técnico de Campinas (COTUCA). O grupo é composto por cinco integrantes: Anna Clara Ferraz, Arthur Gama Jorge, Carla Marques Sant’Ana, Gabriel Barbetti de Grabalos e Ion Mateus Nunes Oprea.  

O projeto da equipe é um aplicativo chamado de AlzCare, que visa oferecer serviços destinados a cuidadores de idosos com Alzheimer no Brasil. O objetivo do aplicativo é oferecer suporte aos cuidadores, proporcionando-lhes ferramentas que facilitem suas responsabilidades diárias. O projeto está ligado ao ODS de número 3, Saúde e Bem-Estar. 

Verbaliza: Escola SESI Dionísio Marques de Almeida, localizada em Patos – PB

A equipe é composta por alunos do ensino médio da Escola SESI Dionísio Marques de Almeida. O grupo é composto por cinco integrantes: Rayssa Coelho Silva, Mikaelly Silva Santos Guedes, Manuela Barbosa da Silva, Júlia Morais dos Santos e Lara Fernanda Mamede Guedes Amaro. 

O projeto da equipe consiste na criação de óculos inteligentes com recursos para auxiliar na autonomia de pessoas cegas, como microcâmera, sistema de áudio e a Inteligência Artificial. O projeto está ligado ao ODS de número 3, Saúde e Bem-Estar. 

Sobre o Inova Jovem 2024 

O programa Inova Jovem é uma competição de empreendedorismo da Unicamp voltada para estudantes do Ensino Médio a nível nacional. O programa foi criado em 2014 e é realizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp. Em dez anos de competição, já foram mais de 4.000 inscritos, que participaram gratuitamente de capacitações de ferramentas empreendedoras. O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira. 

Os patrocinadores da 11º edição do Inova Jovem são: Poliedro Educação, FM2S – Educação e Consultoria, CCAA – Cambuí, Neger Telecom e Agência Sabiá

O apoiador da 11º edição do Inova Jovem é: Vestibular Unicamp 2025