Notícias

Participantes de evento promovido pelo Inova Jovem 2024: Julian Pereira, sócio da FM2S; Caroline Roxo, da Inova Unicamp, moderadora do evento; Jael Engrácia, intérprete de Libras; Claudia Marroquim, diretora do CCAA Cambuí; Letícia Moreira, da Inova Unicamp. Fim da descrição.

Inova Jovem 2024 promove workshop sobre modelagem de negócios

Participantes do Inova Jovem 2024 receberam curso sobre Business Model Canvas, uma ferramenta prática voltada para o desenvolvimento de modelos de negócios.

Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Fotos: Reprodução Zoom

No último sábado, 21 de setembro, o Inova Jovem, competição nacional de empreendedorismo organizada pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) com foco na promoção do empreendedorismo para alunos do ensino médio, promoveu mais uma atividade de capacitação para seus participantes. Mais de 150 pessoas de todo o Brasil puderam participar do Workshop de Modelagem de Negócios focado na ferramenta Business Model Canvas.

O evento contou com interpretação simultânea em Libras, um recurso que estará disponível em todos os eventos promovidos nesta edição, visando tornar a competição mais abrangente e acessível.

Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área responsável pela organização da competição, falou sobre a relevância do workshop para os alunos que estão participando do Inova Jovem 2024.

“Esse treinamento proporciona uma experiência muito rica em questões de conhecimento para alunos que estão iniciando sua jornada no empreendedorismo ao ensinar sobre ferramentas comuns na modelagem de negócios. Com certeza ajudará os participantes a pensarem de forma mais clara na elaboração de suas ideias de negócios de impacto socioambiental”, comentou.

O BUSINESS MODEL CANVAS COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER UM MODELO DE NEGÓCIO

O Workshop de Modelagem de Negócios com foco no método Business Model Canvas foi ministrado por Julian Pereira, sócio da FM2S, uma empresa-filha da Unicamp que atua no segmento educacional ofertando cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento profissional, e que também é patrocinadora do Inova Jovem 2024.

O Business Model Canva (BMC) é uma ferramenta visual simples e prática, pensada para planejar, desenvolver e descrever o modelo de negócios de uma empresa. Como apresentado no curso, o método foi criado pelo autor e teórico de negócios suíço Alexander Osterwalder e tem sido amplamente utilizado para planejar as ações de como uma organização deve criar, entregar e capturar valor. De acordo com Pereira, a grande vantagem do BMC é que o método oferece uma visão clara de todos os elementos importantes de um negócio em um único quadro.

De forma bastante didática, o curso apresentou os conceitos de modelagem de negócios presentes neste método, como a identificação de parcerias, atividades e recursos-chave, formas para desenvolver propostas de valor e criar relação com clientes, como analisar os segmentos de mercado e público, além de estruturas de custo e fontes de renda.

Para melhor compreensão da ferramenta e sua aplicação, Pereira trouxe exemplos de fácil assimilação para quem está sendo apresentado pela primeira vez aos conceitos do BMC, indicando meios de como lidar com fornecedores, insumos, identificação de clientes, parcerias e construção de canais de comunicação.

Ao final da apresentação, os participantes puderam interagir tirando dúvidas e Pereira falou sobre a importância do workshop e das iniciativas da Inova Unicamp para a promoção do empreendedorismo.

“A iniciativa da Inova em relação ao empreendedorismo para alunos jovens é excelente, pois estimula os sonhos dos alunos e sua vontade de realizar grandes feitos na jornada profissional, colocando os jovens em contato com grandes nomes do empreendedorismo e com conteúdo de qualidade na área. O sucesso se alcança com trabalho e estudo disciplinados todos os dias, mas também com um coração expansivo e otimista que acredita num impacto positivo para a sociedade com aquilo que criará e colocará em prática”, ressaltou o empreendedor.

A gravação do workshop de modelagem de negócios Business Model Canvas está disponível no canal da Inova Unicamp no YouTube

PATROCINADOR OFERECE PREMIAÇÃO PARA EQUIPE VENCEDORA

O evento contou ainda com a participação da Cláudia Marroquim, diretora do CCAA Cambuí (Campinas), uma das instituições patrocinadoras do Inova Jovem 2024, que apresentou um pouco dos 60 anos de história da escola de idiomas e ressaltou a importância da competição para a promoção do empreendedorismo, assim como para o desenvolvimento da criatividade e de habilidades empresariais em jovens estudantes do ensino médio, regular e técnico.

“O Inova Jovem presta um serviço à sociedade, pois gera novos talentos que logo contribuirão com a economia e o desenvolvimento de um melhor país para todos”, declarou Marroquim.

O CCAA Cambuí disponibilizará bolsas de estudos para a equipe que vencer a competição. Uma vez que a mesma metodologia de ensino do CCAA é disponibilizada tanto no modelo presencial quanto on-line, os vencedores poderão usufruir de toda a qualidade do curso mesmo que sejam residentes de outras localidades.

Sobre o Inova Jovem 2024

O programa Inova Jovem é uma competição de empreendedorismo da Unicamp voltada para estudantes do Ensino Médio a nível nacional. O programa foi criado em 2014 e é realizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp. Em dez anos de competição, já foram mais de 4.000 inscritos, que participaram gratuitamente de capacitações de ferramentas empreendedoras. O programa tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes, fomentando a cultura empreendedora como uma possibilidade de carreira.

Os patrocinadores da 11º edição do Inova Jovem são: Poliedro Educação, FM2S – Educação e Consultoria, CCAA – Cambuí, Neger Telecom e Agência Sabiá

O apoiador da 11º edição do Inova Jovem é: Vestibular Unicamp 2025