Plasma Unicamp – Projetos de Inovação e Empreendedorismo
Resumo da disciplina:
A ideia da disciplina de extensão EX006-Projetos de Inovação e Empreendedorismo nasceu junto com o Plasma, um espaço almejado e conquistado pelos alunos para criar projetos, colocar a mão na massa e revolucionar o método de aprendizagem.
A disciplina tem por objetivo o desenvolvimento de projetos de inovação e empreendedorismo por equipes multidisciplinares de alunos da Unicamp com mentoria de professores e pós-graduandos, e com a participação de empresas parceiras.
O espaço Plasma é ideal para esse tipo de disciplina, oferecendo salas de reuniões, coworking e um espaço maker. A idealização da disciplina foi realizada em estreita colaboração entre alunos, professores e a Liga Empreendedora, inspirada por matérias já oferecidas pela USP, pelo MIT e por Stanford. Esta disciplina estimula os alunos a ultrapassarem os muros da Universidade e a terem contato com as necessidades e desafios reais das empresas.
Informações práticas:
As inscrições são feitas pelo sistema do DAC dos dias 03 a 19 de julho, juntamente com a matrícula em disciplinas regulares.
Docentes:
Prof. Dr. Eder Socrates Najar Lopes (FEM)
Profa. Dra. Juliana Freitag Borin (IC)
Profa. Dra. Maria Gabriela Caffarena Celani (FECFAU)
Local, dia e horário dos Encontros:
Espaço Plasma – Unicamp, às sextas feiras das 14:00 às 18:00 hrs.
Ementa: Desenvolvimento de projetos multidisciplinares de inovação e empreendedorismo voltados para a solução de problemas reais em parceria com empresas.
Objetivos: Estimular o pensamento crítico, empreendedor e de inovação nos estudantes de modo prático
Programa: O programa inclui temas como: Design Thinking, Lean Startup, prototipação, criação de hipóteses do problema e como fazer seu Pitch.
Descrição do Projeto e participação esperada pelo estudante: O foco da disciplina é estimular o pensamento crítico e empreendedor nos estudantes de modo prático. Para isso, serão trazidas empresas e players reconhecidos no ecossistema de inovação para falar sobre cada etapa do desenvolvimento de projetos, ensinando os estudantes a de fato aplicar o conhecimento na solução de desafios do mundo real. Alguns dos temas são Design Thinking, Lean Startup, prototipação, criação de hipóteses do problema e como fazer seu Pitch.
Espera-se que os alunos trabalhem em times e desenvolvam as soluções para os desafios trazidos por uma empresa seguindo o cronograma proposto. Esta disciplina estimula e impulsiona os alunos a “ultrapassarem os muros da universidade” e terem contato com as necessidades e desafios das empresas proponentes. Para isso, precisarão utilizar conhecimentos técnicos aprendidos em seus cursos e também habilidades e competências socioemocionais muito necessárias para o trabalho em time.
Avaliação: contínua por meio do acompanhamento do progresso de cada discente nos projetos bem como verificação das entregas combinadas com cada equipe.
Créditos: 08 (oito).
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