O Desafio Unicamp foi classificado como uma das dez melhores soluções inspiradoras da IASP. A competição de empreendedorismo da Inova Unicamp foi o único projeto em destaque das Américas.
Texto: Caroline Roxo – Inova Unicamp
O Desafio Unicamp é uma competição nacional de empreendedorismo tecnológico organizada pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) e um dos principais programas de estímulo à cultura da inovação e do empreendedorismo na Universidade. Nesta última semana, a competição da Unicamp alcançou uma conquista de nível mundial ao se classificar entre as dez melhores soluções inspiradoras do prêmio IASP Inspiring Solutions, oferecido pela Associação Internacional de Parque Científicos e Ambientes de Inovação (IASP). O Desafio Unicamp foi o único projeto das Américas a se classificar como uma das 10 melhores iniciativas de inovação, juntamente com práticas de outros continentes que fortalecem o ecossistema global de ciência, tecnologia e inovação.
O principal objetivo do Desafio Unicamp é fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo com foco na transferência de tecnologias da Unicamp para o mercado a partir do empreendedorismo, assim, estimulando a criação de empresas, especialmente as chamadas spin-offs acadêmicas — aquelas cujas atividades são baseadas em conhecimentos gerados dentro da Universidade, protegidos ou não por propriedade intelectual. Para isso, o programa estimula a modelagem de negócios a partir de tecnologias da Unicamp.

“O Desafio Unicamp integra um conjunto de ações de comunicação da Inova que estimulam a cultura da inovação e do empreendedorismo dentro e fora da Unicamp. Esse reconhecimento internacional reforça o impacto positivo da competição na formação dos empreendedores e também como uma boa prática da transferência de tecnologia para a sociedade”, afirma Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, área responsável pela gestão do programa.
Em seus quinze anos de existência, a competição já reuniu 3.647 participantes, que se organizaram em 891 equipes. Um dos indicadores mais marcantes de seu impacto positivo no empreendedorismo é o número de ex-participantes que seguiram a jornada empreendedora: 69 deles se tornaram sócios ou fundadores de 51 empresas-filhas da Unicamp, em que 20% são classificadas como spin-offs acadêmicas. As empresas-filhas da Unicamp são empreendimentos criados por sócios com vínculo direto com a Universidade, como alunos, egressos e docentes, ou então empresas graduadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) ou que são spin-offs acadêmicas.
Esse número pode ser ainda maior, visto que foi extraído da base de dados da Inova sobre as empresas-filhas da Unicamp, cujo cadastro é voluntário. O resultado reforça a relevância do programa e se alinha a uma das categorias de avaliação do Prêmio IASP, que busca reconhecer e dar visibilidade a projetos e iniciativas inovadoras desenvolvidos por parques científicos, tecnológicos e áreas de inovação em todo o mundo.
Confira aqui para assistir ao vídeo do Desafio Unicamp, classificado entre as 10 melhores soluções do prêmio IASP Inspiring Solutions.
Desafio Unicamp como promotor da inovação
Uma das empresas que surgiram do Desafio Unicamp é a Rubian Extratos, que atua no setor de saúde e bem-estar, utilizando extração por fluidos pressurizados para obter bioativos de maneira seletiva, segura, limpa e eficiente. Hoje, a Rubian já lançou três produtos no mercado, em que todos fazem uso de tecnologias da Unicamp que foram licenciadas, incluindo a tecnologia utilizada na modelagem de negócios durante a competição Desafio Unicamp.
A Rubian é um dos exemplos mais antigos do Desafio Unicamp, sendo fundada em 2015, após a participação dos membros da equipe na edição de 2014 do programa. A empresa também tem como sócio o mentor empresarial, que acompanhou o grupo durante a competição e identificou o potencial da empresa.
Outro caso de sucesso da competição é a empresa B.nano, que também é um exemplo da nacionalização da competição, que ganhou força após a mudança do Desafio Unicamp para o modelo virtual, em 2020, permitindo a participação de participantes de diferentes localidades do Brasil, vinculados à outras universidades além da Unicamp.
A B.nano, equipe vencedora da categoria de Impacto Socioambiental em 2022, foi fundada por membros vinculados à Unicamp e à Universidade Estadual Paulista (Unesp) do campus de Sorocaba, interior do estado de São Paulo. A startup licenciou a tecnologia trabalhada durante a competição e está trabalhando no desenvolvimento de um biopesticida nanotecnológico à base de óleos essenciais encapsulados, para aumentar a eficácia e a durabilidade no campo de forma sustentável.
Outros reconhecimentos da competição
A classificação entre os 10 melhores no prêmio IASP não é o primeiro reconhecimento que o Desafio Unicamp recebe. Em 2013, apenas dois anos após seu lançamento, a competição foi premiada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como o Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador. Em 2015, o Desafio também foi premiado pela empresa Endeavor Brasil como o programa de empreendedorismo “mais emblemático” da região Sudeste. E, em 2019, o Desafio foi homenageado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) na categoria de inovação, como uma boa prática de estímulo à inovação.
“Todos os prêmios e reconhecimentos que o Desafio Unicamp recebe nos motiva a continuar promovendo a competição anualmente. Além de nos impulsionar a fazer melhorias para que o Desafio tenha cada vez mais resultados e um papel de destaque na promoção do empreendedorismo tecnológico e na transferência de tecnologias dentro e fora da Universidade”, celebra Kishi.
A competição já registrou inscritos das cinco regiões do Brasil e de mais de 20 estados, além do Distrito Federal. Desde 2024, o Desafio também incluiu interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os seus eventos ao vivo, com o objetivo de incentivar a participação de pessoas surdas e tornar o programa mais inclusivo.
Sobre a IASP
A Associação Internacional de Parque Científicos e Áreas de Inovação (IASP) é uma rede global de parques científicos e tecnológicos. O objetivo é conectar profissionais que gerenciam esses ambientes de inovação, atuando como um hub para troca de conhecimentos, melhores práticas e oportunidades de colaboração. A IASP oferece recursos, eventos e programas que promovem o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de negócios.
Sobre a Inova Unicamp
A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), criada antes da Lei de Inovação, atua desde 2003 como o único Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade, responsável pela proteção dos ativos de propriedade intelectual da Unicamp e pela proteção dos interesses da Unicamp em convênios de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) firmados com empresas e instituições e nas transferências de tecnologias da Universidade. Também é responsável por promover a comunicação e cultura de inovação e empreendedorismo, pelo apoio na criação de empresas spin-offs acadêmicas, pelo mapeamento de empresas-filhas da Unicamp e pela gestão do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).


