O Desafio Unicamp 2025, competição de empreendedorismo nacional organizada pela Inova Unicamp, entra para a segunda fase com sessões de mentorias internacionais para os participantes. As mentorias serão ministradas por parceiros da Universidade de Barcelona.
Texto: Caroline Roxo – Inova Unicamp | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp
O Desafio Unicamp 2025, competição nacional de empreendedorismo com tecnologias protegidas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entra para a sua segunda fase, com o oferecimento de mentorias internacionais para as equipes classificadas. O programa, que completa 15 anos nesta edição, é organizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp e oferece capacitações gratuitas para pessoas interessadas em transformar tecnologias em modelos de negócios de impacto socioambiental.
A edição de 2025 recebeu a inscrição de 328 participantes, distribuídos em 82 equipes. Destas, 10 foram selecionadas para avançar à segunda fase e participar de sessões de mentoria internacional, conduzidas por parceiros da Universidade de Barcelona (UB) ligados ao fomento do empreendedorismo tecnológico na instituição europeia.
O objetivo das mentorias é ampliar os conhecimentos dos participantes e ajudá-los a visualizar oportunidades de negócio em outros contextos e mercados. Nesta edição, os encontros contarão com a participação de Matheus Provinciali, gerente de inovação e empreendedorismo na StartUB! e professor de criação de novos negócios na UB; José Conde, líder de criação de spin-offs acadêmicas da Fundação Bosch i Gimpera; e Anel Patiño, da equipe do StartUB!.
As mentorias acontecem entre os dias 2 e 4 de junho e serão ministradas de forma virtual e em inglês, via Google Meet. Os dias, horários e links específicos da mentoria internacional de cada equipe serão comunicados por e-mail aos participantes do Desafio Unicamp 2025.
As equipes classificadas deverão fazer uma segunda entrega do Canvas no dia 9 de junho, que deve conter pelo menos 20 validações com potenciais clientes ou fornecedores, além de um bloco com informações sobre os aprendizados na mentoria. Acesse a programação completa na agenda da competição.
Confira as 10 equipes que avançam para a segunda fase
- Delfus,
com integrantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), modelando um negócio a partir da tecnologia protegida da Unicamp 1434_DISREFLEXIA.
- Foosi,
com integrantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), modelando um negócio a partir da tecnologia protegida da Unicamp 1937_TEOBROMINA.
- Iluminadores da inovação,
com integrantes da Ilum – Escola de Ciência (CNPEM), modelando um negócio a partir da tecnologia protegida da Unicamp 740_ESGOTOS.
- Organogel,
com integrantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), modelando um negócio a partir da tecnologia protegida da Unicamp1471_ORGANOGEL.
- OrigTeam,
com integrantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Cidade de São Paulo, modelando um negócio a partir da tecnologia protegida da Unicamp 1386_OREGANO.
- Ouroboros,
com integrantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), modelando um negócio a partir da tecnologia protegida da Unicamp 1920_OLEOGELIFICANTE.
- Pro-Battery,
com integrantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), modelando um negócio a partir da tecnologia protegida da Unicamp 2007_SUPERCAPACITOR.
- QUIECO,
com integrantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), modelando um negócio a partir da tecnologia protegida da Unicamp 1496_P-GDE.
- Summa Salutem,
com integrantes do Centro Universitário IBMR e Faculdade Full Cycle de Tecnologia, modelando um negócio a partir da tecnologia protegida da Unicamp 735_IMUNOTERAPIA.
- SweeTech Aerogel,
com integrantes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), modelando um negócio a partir da tecnologia protegida da Unicamp 1879_AEROGEL.
Sobre o Desafio Unicamp 2025
A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo da Universidade, organizado anualmente pela Inova Unicamp. Em 14 anos, o Desafio Unicamp já atraiu mais de 3.300 pessoas interessadas no tema. A última edição da competição, em 2024, contou com a participação de 229 participantes, oriundos de 11 estados diferentes do Brasil.
A 15ª edição também busca ampliar a diversidade entre as equipes participantes. O regulamento prevê pontuação extra na primeira atividade para grupos diversos, considerando critérios como gênero, cor ou raça declarada, nacionalidade e presença de pessoas com deficiência.
Os patrocinadores da 15ª edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, Baita Aceleradora e Neger Telecom.
Os apoiadores da 15ª edição do Desafio Unicamp são: Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), UniAngels, AUIN – Agência Unesp de Inovação e Rede Mulher Empreendedora.