O Desafio Unicamp, competição de empreendedorismo tecnológico organizada pela Inova, completa 15 anos com um marco histórico: sua maior abrangência nacional e internacional. O primeiro workshop desta edição foi realizado no último sábado, 5 de abril.
Texto e foto: Caroline Roxo – Inova Unicamp
Em sua 15ª edição, o Desafio Unicamp, competição nacional de empreendedorismo baseado nas tecnologias protegidas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e organizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp, registrou o seu número recorde de abrangência nacional. Neste ano, a competição chegou a 328 pessoas inscritas de 21 estados diferentes do Brasil mais o Distrito Federal, atingindo as cinco regiões do país. Além de competidores de oito países, como Reino Unido e França.
A diversidade desta edição também se destaca por outros dados coletados, como por exemplo 53% dos competidores não possuem vínculo com a Unicamp e são provenientes de mais de 70 instituições de ensino e pesquisa. Os participantes vêm dos estados de: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
“O alcance do Desafio Unicamp demonstra não apenas a consolidação da competição ao longo desses 15 anos, mas também o crescente interesse em empreender com base em ciência e tecnologia. Nosso objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento sobre empreendedorismo, estimular a inovação e formar lideranças capazes de transformar ideias em negócios com impacto real na sociedade”, comenta Rangel Arthur, diretor-executivo associado da Inova Unicamp, que esteve presente no Workshop para apresentar ao público a Agência e explicar o que é inovação.

O primeiro Workshop do Desafio, um dos principais eventos de capacitação da competição, foi realizado no sábado, 5 de abril. O encontro trouxe conteúdos sobre negócios de impacto socioambiental e validação de clientes, além de uma palestra com Jhones Oliveira, sócio-fundador da B.nano — empresa criada a partir da edição de 2022 da competição. O evento aconteceu de forma on-line e contou com interpretação simultânea em Libras. Assista a gravação aqui.
“Além dessa atividade, ainda teremos outro workshop, de modelagem de negócios, treinamentos de pitch e a possibilidade dos participantes se conectarem com profissionais reais do mercado. Com essas capacitações, esperamos que todos possam aprender muito na competição e que possamos plantar a semente da inovação em diversas partes do Brasil”, diz Kátia Kishi, supervisora de comunicação na Inova Unicamp, área responsável pela organização do Desafio Unicamp.
Estimular os negócios de impacto socioambiental é um dos objetivos do Desafio Unicamp 2025
O Desafio Unicamp é uma competição que tem como objetivo estimular a criação de empresas de base tecnológica. Desde 2022, passou a ser obrigatória, para as equipes participantes, a modelagem de negócios com foco em impacto socioambiental positivo. Como parte desse direcionamento, foi criada a categoria de premiação “Impacto Socioambiental”, dedicada à avaliação das práticas sustentáveis incorporadas ao negócio. Além dessa categoria, realizada em parceria com a Fundação Educar, os participantes também concorrem nas categorias “Avaliação da Banca” e “Voto Popular”.
Marina Carvalho, gestora ESG da Companhia DPaschoal de Participações, que detém a Fundação Educar, parceira e patrocinadora da competição desde a criação dessa categoria, compartilhou com o público do evento o que são os negócios de impacto socioambiental positivo e os pilares que norteiam essas empresas.
“Esse tipo de negócio pode ser confundido com uma [Organização Não Governamental] ONG, mas é importante saber diferenciá-los. Ambos visam gerar impacto positivo, mas, ao contrário da ONG, os negócios de impacto são economicamente sustentáveis e geram lucro para seus fundadores”, explica Carvalho.
Do Desafio Unicamp rumo ao sucesso: conheça a B.nano
Outro palestrante do Desafio Unicamp 2025 foi Jhones de Oliveira, sócio-fundador da empresa B.nano. O palestrante participou da edição do Desafio Unicamp de 2022 e venceu, junto com sua equipe, a categoria de Impacto Socioambiental.
A B.nano, durante a competição, estruturou e validou um modelo de negócios que propôs aplicar a tecnologia escolhida pela equipe no mercado agrícola para uso como biopesticida. Os empreendedores identificaram uma oportunidade para inovar com um produto que usa matérias-primas naturais e pode se transformar em uma alternativa importante para a agricultura, setor que ainda utiliza majoritariamente pesticidas agressivos nas plantações. Hoje, a empresa segue no desenvolvimento do produto e já licenciou outras tecnologias, além da que gerou a empresa, visando ampliar o seu escopo de produtos.
O profissional compartilhou também boas experiências do Desafio, incentivando as equipes a aproveitarem os ensinamentos e as ferramentas disponibilizadas na competição, como acesso a mentores de negócios e contato com profissionais internacionais. “Você nunca sai do Desafio sendo a mesma pessoa. Você vai se desenvolver de alguma forma”, comentou Oliveira.
Como validar o cliente ideal foi tema do 1º workshop do Desafio Unicamp 2025
Entender e conhecer o potencial cliente de um negócio pode ser a chave do sucesso do empreendimento. É por isso que Rodolfo Baccarelli, sócio-fundador da Baita Aceleradora, empresa patrocinadora e parceira do Desafio Unicamp 2025, trouxe o conceito aos participantes. Baccarelli compartilhou questões relacionadas à compreensão do cliente e formas de entrevistá-los para conhecê-los.
A palestra do Baccarelli encerrou a agenda da competição, mas enfatizou um dos conceitos mais importantes que os participantes precisam entender. “Se você não conhece o cliente, você não consegue desenvolver o produto”, afirma Baccarelli. O consultor ainda complementa que as empresas que falham não estão sem produto, mas estão sem clientes.
“Vocês precisam se apaixonar pelo problema e não pela solução. Primeiro vocês conhecem seus clientes, entendem suas dores e, depois, desenvolvem as soluções pensadas corretamente para essas pessoas”, explica Baccarelli.
A palestra do empreendedor e as demais apresentações podem ser assistidas na gravação do Workshop, disponível aqui.
Próximas etapas
Os participantes do Desafio Unicamp 2025 terão, no dia 9 de abril, um treinamento de mentorias para entender as boas práticas das sessões com seus mentores. No dia 10 de abril, eles serão conectados com seus mentores de negócio e inseridos na plataforma Mentorar, ambiente virtual para realização das mentorias.
O público externo interessado em acompanhar os próximos passos da competição, pode ler essa e outras notícias no site do Desafio Unicamp e aguardar para o evento da final da competição, que acontece no dia 10 de julho.
Clique aqui e acesse a agenda do Desafio Unicamp 2025.
Sobre o Desafio Unicamp 2025
A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo da Universidade, organizado anualmente pela Inova Unicamp. Em 14 anos, o Desafio Unicamp já atraiu mais de 3.300 pessoas interessadas no tema. A última edição da competição, em 2024, contou com a participação de 229 participantes, oriundos de 11 estados diferentes do Brasil.
A 15ª edição também busca ampliar a diversidade entre as equipes participantes. O regulamento prevê pontuação extra na primeira atividade para grupos diversos, considerando critérios como gênero, cor ou raça declarada, nacionalidade e presença de pessoas com deficiência.
Os patrocinadores da 15ª edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, Baita Aceleradora e Neger Telecom.
Os apoiadores da 15ª edição do Desafio Unicamp são: Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), UniAngels, AUIN – Agência Unesp de Inovação e Rede Mulher Empreendedora.