Seis equipes disputam as três categorias de premiação do Desafio Unicamp 2025, competição organizada pela Inova Unicamp. A grande final será realizada ao vivo no dia 10 de julho.
Texto e foto: Caroline Roxo – Inova Unicamp
Em sua 15ª edição, o Desafio Unicamp é a principal competição brasileira de empreendedorismo tecnológico, organizada pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) e aberta ao público. O programa tem como objetivo estimular a criação de negócios de base tecnológica a partir de patentes e programas de computador protegidos da Universidade.
Ao longo de pouco mais de quatro meses, os 328 participantes inscritos passaram por workshops e mentorias com especialistas técnicos e do mercado. Na segunda fase, as 10 equipes classificadas tiveram a oportunidade de participar de uma mentoria internacional com parceiros da Universidade de Barcelona, além de um treinamento de pitch.
Agora, seis equipes avançam para a final da competição, com destaque para a Unicamp, que lidera a disputa com quatro times entre os finalistas. Ao todo, os projetos aprovados para a final reúnem representantes de cinco instituições diferentes: Unicamp, Ilum – Escola de Ciência (CNPEM), Universidade Cidade de São Paulo, Centro Universitário IBMR e Faculdade Full Cycle de Tecnologia.
O anúncio de qual equipe será a vencedora da edição acontecerá no dia 10 de julho, quando os finalistas apresentarão virtualmente seus pitches para uma banca avaliadora. Eles estão concorrendo nas categorias: Avaliação da Banca – a principal, Impacto Socioambiental e Voto Popular – esta última definida pelo público presente no webinar.
Os vencedores serão anunciados ao vivo e a participação é aberta a todos os interessados. Para garantir presença e a oportunidade de votar em uma das equipes, é necessário realizar a inscrição para assistir à final virtual. Inscreva-se aqui. O evento da final da competição terá interpretação simultânea em Libras – Língua Brasileira de Sinais.
Conheça os finalistas do Desafio Unicamp 2025
Os finalistas estão apresentados por ordem alfabética de suas equipes:
-
Equipe Delfus
Integrantes: Gustavo Cunha de Freitas Meirelles Meira, Luis Felipe Yukio Nakamura, Rafael Mota Cardoso, Gabriela Moraca Baptista e Victor Freitas Teodoro
Universidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Mentor acadêmico: Rangel Arthur
Mentor empresarial dedicado: Tiago de Freitas Faustino
Projeto: Plataforma SaaS que transforma um simples exame de fundo de olho em um diagnóstico remoto de Disreflexia Autonômica (DA).
-
Equipe Iluminadores da inovação
Integrantes: Rafael Anis Shaikhzadeh Santos, Lorena Ribeiro Nascimento, Júlia Guedes Almeida dos Santos, Caio Matheus Leão Dantas e Ana Luz Pereira Mendes
Universidade: Ilum – Escola de Ciência (CNPEM)
Mentor acadêmico: José Carlos Gasparim
Mentor empresarial dedicado: Tatiana Pagotto Yoshida
Projeto: Sistema que transforma o lodo gerado em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e em setores industriais – como o alimentício e o de curtumes – em insumos com valor agregado, especialmente para a construção civil.
-
Equipe OrigTeam
Integrantes: Glaucia Almeida, Fernanda Ribeiro e Danielly Alves
Universidades: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Cidade de São Paulo
Mentor acadêmico: Gerson Nakazato
Mentor empresarial dedicado: Esther Camilo dos Reis
Projeto: Ativo tecnológico de íon metálico associado a ativo vegetal, com o objetivo de minimizar danos que agravam a lesão e contribuir para a redução do tempo de internação.
-
Equipe QUIECO
Integrantes: Gabriela Byzynski Soares, Suranny Jiménez Chacón e Anna Carolina Martins
Universidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Mentor acadêmico: Claudia Longo
Mentor empresarial dedicado: Daniele Zandoná
Projeto: Sistema de purificação de água e aproveitamento de energia limpa, utilizando a luz solar como força motriz.
-
Equipe Summa Salutem
Integrantes: Suelen da Silva Alves Maia, Gabriela Donato dos Santos, Rafael Santos Maia, Allan Carlos Mazzoni Lemos e Anna Karen de Oliveira Martins
Universidades: Centro Universitário IBMR e Faculdade Full Cycle de Tecnologia
Mentor acadêmico: Lucimara Gaziola de la Torre
Mentor empresarial dedicado: Daniel Aisenberg
Projeto: Terapia gênica personalizada: lipossomas catiônicos patenteados pela Unicamp transportam o RNA extraído do próprio tumor da paciente até as células de defesa, desencadeando uma resposta imune altamente específica.
-
Equipe SweeTech Aerogel
Integrantes: Ana Clara Troya Raineri Fiocco, Isabela Simões Soares e Isabela Ribeiro Zanina
Universidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Mentor acadêmico: Carolina Siqueira Franco Picone
Mentor empresarial dedicado: Liliane Pires Andrade
Projeto: Descartáveis compostáveis de alta performance, desenvolvidos a partir de amido de batata-doce, um material renovável e sustentável.
Sobre o Desafio Unicamp
A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo tecnológico da Unicamp, organizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp. Em 15 anos, o Desafio Unicamp já atraiu mais de 3.600 pessoas interessadas no tema.
Comemorando a sua 15ª edição, o Desafio Unicamp 2025 manteve-se 100% virtual e teve a sua maior abrangência regional, com inscritos de 21 estados diferentes do Brasil mais o Distrito Federal, atingindo as cinco regiões do país. A competição instituiu, desde 2024, a interpretação em Libras em todos os seus eventos ao vivo, para incentivar a participação de pessoas surdas.
Os patrocinadores do Desafio Unicamp 2025 são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, Baita Aceleradora e Neger Telecom.
Os apoiadores do Desafio Unicamp 2025 são: Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), UniAngels, AUIN – Agência Unesp de Inovação e Rede Mulher Empreendedora.