Aline Zanotto, pós-graduanda na Unicamp, participou do Desafio Unicamp com o objetivo de levar tecnologias à sociedade
Doutoranda em Ciências de Alimentos da Unicamp, que também foi finalista da competição, se sentiu motivada a participar após experiências como acadêmica
Por Thais Oliveira
O Desafio Unicamp é uma competição que atrai e contempla diferentes perfis: Empreendedores e interessados em empreender, graduandos e pós-graduandos. Aline Zanotto, se enquadra no perfil acadêmico, faz doutorado em Ciências de Alimentos na Unicamp e em 2019 decidiu se inscrever no Desafio após uma percepção que teve na bancada do laboratório:
“Como pesquisadora, comecei a perceber que desenvolvemos excelentes tecnologias dentro da universidade, mas que elas acabam demorando muito ou nem chegam a beneficiar a sociedade. Com a vontade de empreender e de aprender como levar minhas tecnologias à sociedade , me inscrevi no Desafio, em 2019.”
A equipe de Zanotto, BioCtrl foi finalista da competição, também sendo vencedora na categoria do voto popular. A startup criada pela equipe foi baseada em uma tecnologia de fungicida natural que combate doenças agrícolas e evita a reaplicação de pesticidas tóxicos. Para a doutoranda, o modelo de negócio é vantajoso, pois além de ser natural, tem custo equivalente ao de um fungicida padrão no mercado, e ainda economiza o custo da aplicação de um segundo pesticida.
Hoje, a startup se encontra em processo de análise e amadurecimento da ideia. Zanotto comentou que o modelo de negócio só foi desenvolvido porque contou com uma equipe comprometida, em que a competência de cada um faz os processos se concretizarem.
A doutoranda, que também é inventora de tecnologias, avaliou a experiência da competição como um ponto chave para seu desenvolvimento: Participar do Desafio Unicamp nos obriga a pensar além do meio acadêmico, fazendo com que tenhamos uma evolução pessoal e profissional, até mesmo para o desenvolvimento de novas tecnologias”. Zanotto avalia que entre seus próximos passos estão o desenvolvimento da startup criada e também a modelagem de negócio de suas próprias tecnologias.
Em sua 10ª edição, o Desafio Unicamp faz a ponte entre participantes do meio acadêmico e o mercado. As inscrições estão abertas até dia 25 de março.
Sobre o Desafio Unicamp
O Desafio Unicamp completa em 2020 sua décima edição como a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp.
Trata-se de uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp que já capacitou mais de 2,7 mil pessoas em modelagem de negócios com acompanhamento de mentores empresariais e acadêmicos.
Os patrocinadores da 10º edição do Desafio Unicamp são: Neuralmind, FM2S, Solvay Group, ClarkeModet e Baita Aceleradora.
Os apoiadores do Desafio Unicamp 2020 são: Incamp, Prefeitura de Campinas, Núcleo Campinas, Câmara Brasil-Alemanha, Castelo Creative Space, Venture Hub, Campinas Tech, Liga Empreendedora, Centro de Empreendedorismo da Facamp e Angel Education.