10 de dezembro de 2024 Inova Unicamp participa da Conferência Anprotec com a apresentação de 2 artigos de boas práticas
Dois artigos da Inova Unicamp estavam entre os 11 finalistas na categoria de boas práticas, destacando as ações de internacionalização do ecossistema de inovação e a adoção de práticas ESG. Os colaboradores da Inova também participaram do evento para aprendizado e networking.
Texto: Caroline Roxo – Inova Unicamp
A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) marcou presença na 34ª Conferência Anprotec, um dos principais eventos de inovação e empreendedorismo do Brasil. Na ocasião, a Inova apresentou dois artigos finalistas na categoria de boas práticas e proporcionou a seus colaboradores a oportunidade de se atualizarem e ampliarem sua rede de contatos. O encontro ocorreu entre os dias 2 e 5 de dezembro, no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos, em São Paulo.
A Conferência, organizada e realizada anualmente pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promove um ambiente para troca de conhecimentos e experiências, reunindo diversos atores dos ecossistemas de inovação, como acadêmicos, empreendedores, gestores públicos e privados, investidores e empresas de base tecnológica. O tema deste ano foi “Os Ambientes de Inovação Transformando os Territórios e as Cidades”.
Os colaboradores da Inova Unicamp que participaram do encontro tiveram a oportunidade de participar de workshops, plenárias, mesas redondas, minicurso e oficina. As atividades abordaram temas como cidades inteligentes, internacionalização de ambientes de inovação, negócios de impacto, novas considerações do modelo Cerne, construção de ecossistemas, entre outros.
Além disso, a Conferência Anprotec contou com uma Chamada de Trabalhos, destacando os melhores artigos técnicos e relatos de boas práticas. Nesta edição, foi registrado um recorde de submissões na categoria de boas práticas dos ecossistemas de inovação, com 103 relatos enviados — o maior número das últimas cinco edições. Desses, 81 foram aceitos e distribuídos em três modalidades: apresentações durante a Conferência (11), exposições em pôsteres digitais (20) e publicações nos anais do evento (50). A Inova Unicamp submeteu três artigos para essa categoria, todos aceitos, sendo que dois foram finalistas, com apresentações durante as sessões.
Práticas de internacionalização da Inova Unicamp
Um dos artigos finalistas, intitulado “Ganhando o mundo: as ações de internacionalização da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) e do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp”, destacou iniciativas da Inova Unicamp que impulsionam conexões internacionais e fortalecem o ecossistema de inovação e empreendedorismo. Entre as ações apresentadas estão a associação da Incamp à International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), um benchmarking realizado com a Universidade de Barcelona e a incubadora StartUB!, que resultou em workshops e mentorias, além de conexões internacionais promovidas pelo programa RedEmprendia Landing.
O artigo também abordou o programa Global Partners, uma iniciativa gratuita da Inova Unicamp que promove eventos, treinamentos e mentorias para estreitar relações com agentes de inovação internacionais, como incubadoras, aceleradoras e agências de inovação de universidades estrangeiras. Essas ações resultaram em conquistas importantes, como a certificação Cerne nível 4 para a Incamp, premiação do Global Innovation Management Institute, sediar a primeira competição Emerge no Brasil, e a internacionalização de empresas incubadas. Além disso, a Inova trouxe mentores internacionais para atividades com docentes, pesquisadores e empreendedores, e facilitou visitas de seus colaboradores a ambientes de inovação no exterior.
Práticas de ESG da Inova Unicamp
A Inova Unicamp vem intensificando suas práticas e ações de responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa, reunidas sob a sigla em inglês ESG (Environmental, Social and Governance). A Agência submeteu o artigo intitulado de “Relatório de ações de ESG na Agência de Inovação Inova Unicamp” a respeito de suas práticas e teve o material aceito como finalista da categoria. O texto reuniu as campanhas que a Agência promove, como arrecadação de alimentos e agasalhos, redução do uso de copos plásticos, coleta de tampas plásticas, lacres e outros. Além de suas ações de acessibilidade em suas competições Desafio Unicamp e Inova Jovem, e redes sociais.
Para gerenciar e aplicar de forma correta e eficiente essas ações, a Inova criou um comitê de ESG. O comitê se responsabiliza pelo planejamento e implementação de boas práticas em ESG na Agência, em sua Incubadora e no Parque Científico e Tecnológico. Essas ações também apresentam um selo, que identifica as ações como vinculadas à prática ESG. O artigo foi apresentado em sessão e classificado entre os 11 finalistas desta edição da Conferência Anprotec.
Além dos relatos submetidos na categoria de boas práticas, com dois finalistas e um aprovado para publicação nos anais, chamado de “Prospecção de spin-offs acadêmicas e empresas alumni a partir do programa PIPE da Fapesp”, a Inova Unicamp também teve um material aceito na modalidade de artigos técnicos. Intitulado “Alinhando Inovação com Sustentabilidade: Análise das Práticas Socioambientais no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp”, o trabalho esteve entre os 47 aprovados, de 72 textos submetidos.
A participação da Inova Unicamp na 34ª Conferência Anprotec reafirma o compromisso da Agência em potencializar sua atuação e parceria no ecossistema de inovação e empreendedorismo, promovendo práticas sustentáveis, fortalecendo conexões internacionais e ampliando seu impacto por meio da produção e disseminação de conhecimento.
Sobre a Inova Unicamp
A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) atua desde 2003 como o único Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade. A Inova Unicamp é responsável por promover a comunicação e cultura de inovação e empreendedorismo, fomentando a criação de empresas spin-offs acadêmicas, realizando o mapeamento de empresas-filhas da Unicamp e a gestão do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Ela também é responsável pela proteção dos ativos de propriedade intelectual da Unicamp e pela proteção dos interesses da Unicamp em convênios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) firmados com empresas e instituições e nas transferências de tecnologias da Universidade.