Inova Unicamp participa do VIII Encontro Integrado de Pós e Pesquisa com painel sobre inovação e empreendedorismo

Fotografia colorida em ambiente interno. Sete pessoas posam para a foto.

O evento ocorreu  na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) no campus de Limeira da Unicamp e apresentou casos de sucesso de tecnologias protegidas na Unicamp desenvolvidas na FCA e de uma empresa nascida de egressos da Unidade.

Texto: Iady Adrianny – Inova Unicamp | Foto: Eli Machado – Inova Unicamp 

 

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) marcou presença no VIII Encontro Integrado de Pós e Pesquisa da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), realizado nos dias 11 e 12 de novembro. O evento, que reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas, teve como objetivo fomentar a troca de conhecimentos e experiências, além de divulgar as mais recentes pesquisas desenvolvidas na Unidade. Durante a  programação, que contou com mesas redondas, palestras e apresentações de trabalhos, a Inova Unicamp  mostrou as diversas iniciativas da Universidade para fomentar a inovação e o empreendedorismo, conectando a pesquisa acadêmica com os desafios do mercado.

 

Panorama da propriedade intelectual e transferência de tecnologia na Unicamp

 

Elisama Campelo Santos, supervisora de propriedade intelectual da Inova Unicamp, apresentou o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp aos participantes do evento, destacando a atuação da Agência na proteção e gestão da propriedade intelectual gerada pela Universidade. Ela explicou como a Inova Unicamp desenha a estratégia e auxilia pesquisadores no processo de depósito de pedido de patentes, registros de softwares, cultivares e outros ativos intelectuais, com o objetivo de assegurar os direitos sobre as invenções desenvolvidas e viabilizar sua aplicação no mercado.  

Elisama Santos, uma mulher branca, de cabelo escuro amarrado, está vestindo uma blusa azul e segura um microfone enquanto fala com o público.

Elisama Campelo Santos, supervisora de propriedade intelectual da Inova Unicamp em sua apresentação sobre o panorama de propriedade intelectual e transferência de tecnologia na Unicamp

A supervisora também abordou como acontece o processo de transferência de tecnologia, enfatizando o papel da Inova como ponte entre a Universidade e o setor industrial. Elisama destacou iniciativas como o Portfólio de Tecnologias, que reúne tecnologias disponíveis para licenciamento, facilitando a interação com empresas interessadas.  Além do licenciamento de tecnologias para empresas e instituições, também é de competência da Inova, segundo a Política de Inovação da Unicamp, a negociação e formatação de projetos que possam resultar em parcerias para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que envolvam resultados passíveis de proteção. 

A apresentação reforçou a importância da propriedade intelectual como ferramenta para fomentar a inovação e fortalecer o impacto socioeconômico das pesquisas realizadas na Unicamp, consolidando a Universidade como referência nacional na proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação. 

 

Fomento ao empreendedorismo na Unicamp

 

Na sequência, Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação da Inova Unicamp, apresentou um panorama do empreendedorismo na Universidade, destacando as diversas iniciativas desenvolvidas pela Agência para estimular a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras e preparar estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas em empreender.  

Mariana Inglez, uma mulher branca, de cabelo médio solto, está vestindo uma blusa preta e uma calça verde, ela segura um microfone enquanto fala com o público.

Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação da Inova Unicamp em sua apresentação sobre o panorama do empreendedorismo na Universidade

Entre os tópicos abordados, Mariana apresentou a Jornada Empreendedora, mostrando o caminho empreendedor que pode ser percorrido dentro da Universidade, durante a graduação ou pós-graduação. Além da Jornada Empreendedora, a Inova Unicamp oferece  uma disciplina de empreendedorismo e inovação e organiza competições de modelagem de negócios, dentre outras ações.

Outro ponto de destaque está no apoio à criação de startups de base tecnológica por meio do ecossistema de inovação da Unicamp. A Inova é responsável pela gestão do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp). Mariana explicou como a Inova oferece suporte em aspectos estratégicos, mentorias e conexão com parceiros do mercado.  Essas ações vêm consolidando a Universidade como referência no estímulo ao empreendedorismo. 

 

Casos de sucesso de docentes e egressos da FCA Unicamp

 

Além das apresentações institucionais da Inova Unicamp, através de Elisama Campelo e Mariana Zanatta Inglez,  os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer casos de sucesso de docentes e egressos da FCA que contaram com o apoio da Inova Unicamp para gerar inovações e empreender . 

Fotografia colorida em ambiente interno. Seis pessoas estão sentadas em uma mesa.

Da esquerda para a direita: os palestrantes Maurício Rostagno, Elisama Campelo, Laís Pellizzer, Mariana Zanatta, Beatriz Duarte e Bruno Fischer durante o debate realizado ao final do painel.

O professor Maurício Rostagno e a professora Laís Pellizzer Gabriel compartilharam suas experiências na proteção da propriedade intelectual, demonstrando como a parceria com a Inova Unicamp foi fundamental para garantir a proteção dos resultados de suas pesquisas e a transferência desses conhecimentos para a sociedade. 

Maurício apresentou algumas das tecnologias das quais é inventor, que incluem um novo sistema integrado de análises para determinação de compostos químicos em diferentes tipos de amostras, ou ainda um método de extração e separação simultânea de compostos fenólicos em matrizes vegetais. Já Laís apresentou tecnologias como uma espuma de poliuretano à base de açaí para biofabricação de dispositivos médicos e o processo de obtenção de uma composição com atividade virucida à base de pó de cobre. 

Beatriz Duarte, por sua vez, apresentou a Tistto, uma empresa-filha da Unicamp que tem entre seus fundadores egressos da FCA e que atua na área de tecnologia da informação fazendo monitoramento da reputação de outras empresas na internet e removendo notícias falsas. O painel foi mediado pelo  professor da FCA, Bruno Fischer, e ao final das apresentações, os participantes puderam tirar suas dúvidas e aprofundar sobre os temas abordados.

Conheça a Inova Unicamp

A Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp) foi criada em 2003, antes da Lei de Inovação, com o objetivo de estabelecer uma rede de relacionamentos da Universidade com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e extensão. A Inova é responsável pela proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologias, e estímulo à inovação e empreendedorismo na Universidade. Ela também também faz a gestão do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp. 

Para obter informações sobre os serviços de apoio à propriedade intelectual e à conexão entre pesquisa e mercado oferecidos pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Unicamp, visite o site da Inova Unicamp. Você também encontra detalhes sobre as tecnologias disponíveis para licenciamento consultando o Portfólio de Tecnologias da Universidade. Se você deseja se conectar com o ecossistema de inovação da Unicamp ou trazer sua startup para o Programa de Incubação da Incamp, explore o site do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.