Invenções na Universidade: Inova Unicamp lança campanha e reforça proteção da propriedade intelectual

Foto de um outdoor de grande porte instalado em uma área externa, na entrada da Unicamp. O outdoor possui um design moderno, com uma estrutura arqueada e uma lona branca com impressão em alta qualidade. O texto principal diz: "A pesquisa avançou? Comunique sua invenção!". Fim da descrição.
Sob o tema “A pesquisa avançou? Comunique sua invenção!”, a campanha conduzida pela Agência de Inovação da Unicamp orienta docentes, alunos e pesquisadores a protegerem suas invenções com potencial de inovação

Texto: Ana Paula Palazi – Inova Unicamp| Imagem: Eli Samuel Machado – Inova Unicamp

Em seu terceiro ano consecutivo, a Campanha de Proteção da Propriedade Intelectual da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, convida a comunidade acadêmica da Unicamp a se engajar no processo de proteção de invenções desde os primeiros resultados das pesquisas. Com o tema “A pesquisa avançou? Comunique sua invenção!”, a ação busca conscientizar pesquisadores, docentes e alunos sobre a importância de comunicar, para o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp, as novidades de estudos científicos e tecnológicos, desenvolvidos na Universidade, que apresentem atividade inventiva e potencial de aplicação industrial.

A campanha, que ocupa banners e arcos no campus da Unicamp de Barão Geraldo, em Campinas (SP), incentiva a proteção da propriedade intelectual, como o depósito de pedidos de patente e o registro de programas de computador, de maneira estratégica, valorizando o impacto dos conhecimentos da Unicamp para a promoção da inovação em diversas áreas da sociedade. Para ilustrar esse processo, traz exemplos de tecnologias protegidas da Universidade nas áreas da física, química, energia, saúde e alimentos, que já estão licenciadas para empresas, instituições e outras universidades. 

Entre elas, estão dois métodos desenvolvidos pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ), em parceria com outras universidades nacionais e o Fermi Research Alliance (Fermilab) – laboratório especializado em física de partículas de alta energia do Departamento de Energia dos Estados Unidos. As tecnologias desenvolvidas e protegidas na Unicamp estão contribuindo com o estudo do comportamento de neutrinos no projeto internacional Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE), que busca desvendar os mistérios do universo. 

“A comunicação de invenções desenvolvidas na Unicamp ou que tiveram a participação de docentes, pesquisadores, funcionários e alunos da Universidade é feita por meio de um formulário no site da Inova. Esse canal é o primeiro passo para a proteção de uma tecnologia, permitindo que a Agência analise a patenteabilidade ou a possibilidade de registro e acompanhe cada etapa do processo em proximidade com os inventores. Dentro da estratégia de proteção,  levamos em consideração as oportunidades de transferência da tecnologia para a sociedade. Por isso, é extremamente importante que a comunidade acadêmica da Unicamp comunique à Inova sobre o avanço de suas pesquisas”, explica Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp.

A Inova Unicamp é responsável pela promoção de ações de comunicação que estimulam a cultura da proteção da propriedade intelectual, da inovação e do empreendedorismo na Unicamp. A página “Proteja sua pesquisa, garanta sua inovação”, no site da Inova, apresenta um conteúdo especial, que responde algumas das principais dúvidas sobre o processo de proteção de tecnologias na Unicamp. Para quem busca mais informações é possível consultar reportagens especiais que abordam a importância do ineditismo como requisito para pedidos de patente e apresentam como a proteção dos resultados pode ser uma estratégia para ampliar a visibilidade da tecnologia, aumentando as oportunidades de transferência desses conhecimentos para a sociedade. 

“A Inova tem expandido ações de apoio e esclarecimento sobre propriedade intelectual para a comunidade da Unicamp. Com uma comunicação especializada, oferecemos conteúdos em formatos variados, como newsletters semanais, reportagens, competições, premiações, guias, treinamentos, disciplinas, entre outros, para fortalecer a cultura da proteção da propriedade intelectual, da inovação e do empreendedorismo na Unicamp. Como retorno dos nossos esforços de comunicação especializados, notamos um aumento no engajamento da comunidade em relação às pautas abordadas”, destaca Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp.

Como resultado desse trabalho em anos anteriores, a Unicamp registrou, em 2023, 107 comunicações de invenção. O número foi 21,5% maior na comparação com 2022. Essas comunicações foram convertidas em 51 pedidos de patente depositados no Brasil e 10 novos registros de programas de computador e incentivou que essas ações de aproximação e divulgação dos serviços da Inova direcionadas para a comunidade interna se tornassem perenes. 

Apoio a docentes, alunos e pesquisadores da Unicamp na proteção de suas invenções

Com o objetivo de auxiliar a comunidade da Unicamp na identificação do potencial de inovação em suas pesquisas, a Inova Unicamp disponibiliza o Guia das Invenções, um material em formato e-book com conceitos de propriedade intelectual e exemplos reais de tecnologias protegidas da Universidade.

A Agência também organiza, desde 2021, o programa de Mentorias em Propriedade Intelectual. Direcionado a alunos, docentes e pesquisadores da Unicamp, o programa oferece orientações personalizadas sobre análise de patenteabilidade, prazos e formalização de Comunicações de Invenção para patentes, modelos de utilidade, know-how, programas de computador e cultivares.

Além das mentorias, a Inova realiza Oficinas de Busca de Anterioridade em Bases de Patentes e o evento Inova em Ação. As oficinas abordam desde conceitos básicos de propriedade intelectual até estratégias avançadas de busca de anterioridade e identificação de tendências tecnológicas. Já o Inova em Ação busca aproximar a comunidade da Unicamp dos serviços oferecidos pela Agência de Inovação, levando a Agência até as Unidades. 

“Estamos continuamente aperfeiçoando processos e capacitando pesquisadores, docentes, funcionários e alunos no uso qualificado do sistema patentário. No Núcleo de Inovação da Unicamp, trabalhamos sistemicamente, não apenas na proteção da propriedade intelectual e gestão do Portfólio de Tecnologias da Unicamp, mas também em parcerias de pesquisa e desenvolvimento, na transferência da tecnologia e fomento ao empreendedorismo tecnológico para promover a inovação na Universidade”, comenta Iara Ferreira, coordenadora de Negócios e Inovação na Inova Unicamp.

Para saber mais sobre os próximos eventos, oficinas e mentorias, assine gratuitamente a newsletter da Inova Unicamp ou acompanhe a página de eventos no site da Agência de Inovação da Unicamp.

Como comunicar uma invenção desenvolvida na Unicamp

A comunicação de invenção pode ser informada para a Inova em qualquer fase da pesquisa, mas a orientação é que os inventores da Unicamp procurem a Agência antes de iniciarem a publicação dos resultados. Para comunicar um pedido de patente, o docente, pesquisador, funcionário ou aluno da Unicamp deve estar logado com seu usuário e senha SiSe e responder ao formulário de Comunicação de Invenção

No site da Inova, é possível encontrar o passo a passo do processo de comunicação de invenção até o licenciamento e consultar bases de dados de patentes para saber se uma pesquisa é inédita. Para pedidos de registro de programa de computador, deverá ser preenchido um formulário, disponível para download no site da Inova, e enviado para o e-mail invencoes@inova.unicamp.br

A Inova avalia a viabilidade e auxilia na redação de pedidos de patentes e registros de softwares e cultivares. Ela também gerencia o Portfólio de Tecnologias da Unicamp, que inclui o pagamento de taxas, deixando os inventores da Universidade isentos, além disso faz acompanhamento de pareceres técnicos e ações de oferta para promover a transferência desse conhecimento acadêmico, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade. 

 

Saiba mais:

Formulário de comunicação de invenção da Unicamp

Proteja sua pesquisa, garanta sua inovação

Conheça o processo de análise de comunicação de invenção

Defenda uma dissertação ou tese em sigilo na Unicamp

Acesse e baixe o Guia das Invenções 

 

Confira os banners da campanha “Tem Inovação, tem Inova Unicamp” 2024:

 

A imagem mostra um pôster branco, com um padrão de linhas curvas em tons de verde, que se cruzam e formam círculos. Na parte superior da imagem, a pergunta "A pesquisa avançou? Comunique sua invenção! Agência de Inovação da Unicamp oferece apoio no depósito de patentes e no registro de softwares" em letras grandes e coloridas. Um QR code convida o leitor a obter mais informações de forma rápida e prática. Fim da descrição.A imagem mostra um pôster branco com um implante 3D impresso em um fundo branco. O implante é um osso da mandíbula com uma placa de metal e parafusos presos a ele. O texto no pôster diz "Impressão de implantes" e "Conhecimento protegido da Unicamp acelera cirurgias com implantes customizados". Há também um link para o site www.inova.unicamp.br na parte inferior do pôster. Fim da descrição. A imagem mostra um pôster branco. No centro, há uma partícula subatômica branca e azul que parece estar flutuando, cercada por círculos e quadrados brancos menores. Em texto está escrito, "Alcance internacional. Métodos desenvolvidos na Unicamp vão ajudar a desvendar os mistérios do universo". Na parte inferior do pôster, há um link para o site da Inova Unicamp, "www.inova.unicamp.br/", convidando o leitor a buscar mais informações. Fim da descrição. A imagem apresenta um pôster com um fundo branco e um design minimalista. No centro da imagem, há uma máscara branca com textura, sugerindo um tecido respirável. A máscara está levemente desfocada, criando um efeito de profundidade e direcionando o olhar para o texto. Na parte inferior da imagem, há o título "Proteção em spray" em letras grandes e em negrito, indicando o tema central do pôster. Abaixo do título, há um texto explicativo mais detalhado que diz: "Solução antiviral da Unicamp para máscaras e tecidos é licenciada por empresa paulista". Fim da descrição. A imagem mostra um pôster branco. Na parte central da imagem, há uma fotografia de uma rua com postes de luz iluminados. Na parte inferior da imagem, há o título "Iluminação otimizada" em letras grandes e em negrito, indicando o tema central do pôster. Abaixo do título, há um texto explicativo mais detalhado que diz: "Sistema da Unicamp para iluminação pública otimiza manutenções e consumo de energia". Fim da descrição.Arte apresenta uma imagem principal e um texto. Imagem principal: Um pote de vidro com óleo de macaúba e uma porção de manteiga de macaúba sobre um fundo claro. A imagem é de alta qualidade e destaca a cor amarela do óleo e a textura branca da manteiga. Texto: "Alternativa para gorduras. Macaúba pode ser aposta ecologicamente sustentável para gorduras industriais. Saiba mais: www.inova.unicamp.br/". Fim da descrição

 

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.