G1 Campinas | Entenda como próteses cranianas de titânio criadas na Unicamp devolvem qualidade de vida a vítimas de acidentes graves

Vinícius Tavares da Silva competindo na modalidade de arremesso de peso. Imagem mostra o lado craniano que recebeu prótese de titânio, que não é perceptível. Fim da descrição

Publicado originalmente pelo G1 Campinas e Região.

 

A matéria produzida pela Inova Unicamp sobre a BF3 Medical, uma empresa spin-off acadêmica da Unicamp que desenvolve próteses por meio de manufatura aditiva, foi destaque como matéria de capa do G1 Campinas e Região, e teve um vídeo produzido exclusivamente para o Instagram do G1 Campinas. Assista ao vídeo aqui.

A empresa foi criada a partir de conhecimento desenvolvido na Unicamp por meio de pesquisa desenvolvida pelos docentes Rubens Maciel Filho, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, e Paulo Kharmandayan, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, além do pesquisador André Jardini, também da FEQ Unicamp. Os três profissionais são sócios na empresa (junto do médico Renato Luís da Silveira Ximenes), que contou com know-how licenciado com estratégia da Inova Unicamp.

A tecnologia aplicada neste procedimento permite análises precisas das deformidades de cada paciente, facilitando o planejamento cirúrgico e contribuindo para uma abordagem mais segura, resultando em uma redução de até 30% no tempo cirúrgico. O método propõe uma nova geração de implantes em titânio customizados por impressão 3D utilizando imagens de tomografia computadorizada.

A matéria contou a história de Vinicius Tavares da Silva, um atleta com 30 anos de idade que compete nas modalidades de arremesso de peso e lançamento de dardo. Competidor de alto rendimento, conta com mais de 15 medalhas (a maioria de ouro) e já participou de dezenas de campeonatos, entre eles o Campeonato Meeting Paralímpico Loterias Caixa. Leia a matéria produzida pela Inova Unicamp aqui.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.