Folha de S.Paulo | Nova tecnologia promete detectar HPV de forma rápida e barata

A imagem mostra um filete branco, sendo segurado por uma pinça, que está sendo imerso em um recipiente com outros três filetes brancos. Os filetes estão banhados de uma solução vermelha. A invenção é para detectar o vírus HPV. Fim da descrição.

Uma tecnologia desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que permite a detecção rápida do vírus do papiloma humano (HPV), foi destaque em matéria da Folha de S.Paulo. A invenção, desenvolvida a partir de uma colaboração de pesquisa entre a Unicamp e a empresa Biomab, pode ser uma forma inicial para que as mulheres identifiquem a presença do vírus HPV de maneira rápida e barata.

A tecnologia, protegida com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, busca facilitar e ampliar o acesso aos testes para detecção do vírus, atualmente identificados pelo exame de Papanicolau que exige a atuação de um profissional de saúde e a análise em laboratório, o que torna o processo demorado e, fora do sistema público, oneroso devido à necessidade de consulta médica e pagamento pela análise laboratorial.

O teste rápido, desenvolvido a partir da nova tecnologia, detecta duas proteínas-chave do vírus HPV: L1 e E6. A presença mais acentuada da proteína E6, em relação à L1, pode indicar uma maior probabilidade de a paciente ter uma lesão causada pelo HPV, sugerindo a necessidade de um exame mais aprofundado, como o Papanicolau.

 

Leia a reportagem publicada no Jornal Folha de S.Paulo (para assinantes).

Saiba mais sobre a tecnologia da Unicamp.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.