Correio Popular | Unicamp atinge recorde de 212 contratos de transferências de tecnologias

Lucídio Fardelône (em segundo plano) e Gustavo Paim Valença trabalhando no laboratório da BioAcids Fim da descrição.

Publicado originalmente pelo Correio Popular.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) alcançou a marca histórica de 212 contratos de transferência de tecnologia simultaneamente ativos. Esse número representa o compartilhamento de conhecimentos técnicos para aplicação comercial ou industrial, independentemente da existência de uma patente. É o maior registro desde a criação da Agência de Inovação Inova Unicamp, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da universidade, em 2003.

Segundo o diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Renato Lopes, os setores de biologia e engenharia elétrica se destacaram positivamente. “Há uma demanda do mercado devido à efervescência econômica desses segmentos, além dos pesquisadores estarem atentos às possibilidades de desenvolvimento de novas tecnologias nessas áreas”, afirmou. “Na biologia, podemos destacar tecnologias relacionadas ao estudo da covid-19 e ao agronegócio, entre outras aplicações. Já na engenharia elétrica, temos trabalhos que abordam questões como telecomunicações e transição energética. São áreas com muitos investimentos e as empresas estão atentas a isso.”

O professor Lopes também destacou outros fatores que explicam os números apresentados no relatório da Inova Unicamp, como a dedicação e a qualidade dos pesquisadores da Unicamp, além da melhoria dos processos da Agência, alinhados à missão de estimular a inovação e o empreendedorismo tecnológico na universidade. “A Inova Unicamp é um elo entre a Unicamp e a sociedade, promovendo ações estratégicas que conectam os ativos de propriedade intelectual, frutos da pesquisa acadêmica, com instituições e empresas parceiras. Essa conexão permite levar soluções concretas desenvolvidas na universidade para a sociedade, transformando conhecimento em inovação que gera impactos socioambientais e econômicos positivos.”

Para mais detalhes sobre os indicadores citados neste texto e outros resultados das atividades da Inova Unicamp em 2023, consulte o relatório disponível na Biblioteca da Inova Unicamp.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.