Software usa recursos de IoT para gerenciar e otimizar remotamente microrredes de energia

Marcos Julio Rider Flores, Jéssica Alice Alves da Silva e Luiz Carlos Pereira da Silva (FEEC) (esq. para dir.)

Licenciamento não exclusivo de programa de computador BR512023003612-9 (PC286_MERGE)

Microrredes de energia são sistemas de distribuição de energia elétrica em pequena escala. Em geral elas são isoladas ou situadas em locais remotos, e por isso, não dispõem de uma ferramenta para gerenciar e otimizar o seu consumo e o seu armazenamento de energia.

Para atender aos gestores dessas redes cada vez mais numerosas no Brasil, pesquisadores da Unicamp desenvolveram o software Microgrid Web-EMS MERGE para gerenciar à distância e otimizar a gestão das microrredes. O software usa recursos de Internet das Coisas para monitorar aspectos como tensão, corrente, potência, estado de carga do sistema, etc. Ele também indica os horários ideais para carregar e descarregar as baterias, reduzindo custos e aperfeiçoando o desempenho do sistema.

Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e CPFL Energia

Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)

Autores: Luiz Carlos Pereira da Silva (FEEC), Marcos Julio Rider Flores (FEEC), Jéssica Alice Alves da Silva (FEEC), Juan Camilo López Amézquita (FEEC), Maria Nataly Bañol Arias (FEEC)

Empresa licenciada: CPFL Energia

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.