Novo sistema mapeia com mais precisão o escoamento de petróleo em dutos

Marcelo Souza de Castro (CEPETRO)

Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102023019733-7 (1874_DEMODULACAO)

O escoamento do petróleo (composto de fases líquidas, gasosas e até sólidas) em dutos apresenta diferentes padrões de escoamento, que variam conforme as fases que o compõem. Compreender e gerenciar esses escoamentos é uma tarefa complexa, mas essencial para otimizar a extração, o transporte e o refino dos seus derivados.

Foi com esse objetivo que pesquisadores da Unicamp desenvolveram um sistema de medição de características de escoamentos multifásicos, composto de sensores resistivos, de um circuito eletrônico e de um método de demodulação para caracterizar o escoamento do petróleo. Os pesquisadores usaram medidas de impedância elétrica e alcançaram resultados precisos, livres de cross-talking (interações indesejadas entre os sensores).

Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras

Unidades da Unicamp: Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) e Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)

Inventores: Marcelo Souza de Castro (Unicamp), Juliana Rangel Cenzi (Unicamp), Bruna Rodrigues Barbosa (Unicamp), Adriano Todorovic Fabro (UnB), Daniely Amorim das Neves (UnB), Saon Crispim Vieira (Petrobras), Bernardo Pereira Foresti (Petrobras)

Empresa licenciada: Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras

 

 

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.