20 de setembro de 2024 Hidrogel impede a proliferação do coral-sol, espécie invasora no litoral brasileiro
Licenciamento não exclusivo de pedido de patente US18/545,861 (1818_CORAIS)
Os corais do gênero Tubastraea, originários dos oceanos Pacífico e Índico e aqui chamados de coral-sol, são espécies invasoras nos ecossistemas brasileiros. Eles se proliferaram pelo litoral do Brasil, causando desequilíbrios na biodiversidade local.
Em face aos seus impactos nocivos, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um hidrogel para o controle do coral-sol e um método para a sua aplicação, que permite espalhá-lo in loco nas superfícies – como estruturas de plataformas de petróleo, por exemplo – usando drones subaquáticos. O hidrogel deflagra mecanismos que provocam a morte do coral-sol, com impacto reduzido nas espécies nativas. E por ser formulado com ingredientes de grau alimentício, é facilmente degradado após a sua ação sobre o coral-sol.
Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras
Unidade da Unicamp: Instituto de Química (IQ)
Inventores: Edvaldo Sabadini (Unicamp), Suelen Gauna Trindade (Unicamp), Matheus da Silva Barbosa (Unicamp), Fernando Bonin Okasaki (Unicamp), Victor Augusto Lício Garcia Vilela (Unicamp), Renato Nunes De Souza (Unicamp), Carlos Speglich (Petrobras)
Empresa licenciada: Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras