Nova geração de implantes cranianos com tecnologia nacional

Rubens Maciel Filho e André Luiz Jardini Munhoz (FEQ) (esq. para dir.) 

Fornecimento não exclusivo de know-how (1799_PROTESE_ADITIVA)

A busca por aprimoramentos estéticos e funcionais ao reconstruir deformidades cranianas é desafiadora devido à complexidade tridimensional da anatomia da face e da cabeça. Diante deste cenário, a tecnologia multidisciplinar da Unicamp propõe uma nova geração de implantes em titânio customizados por impressão 3D, utilizando imagens de tomografia computadorizada e programas CAD.

A tecnologia nacional de fabricação de biomodelos cranianos em manufatura aditiva propicia implantes com encaixes mais precisos para restaurar a anatomia óssea em casos de sequelas traumáticas, ressecções tumorais e deformidades congênitas.

O know how permite análises precisas, facilitando o planejamento cirúrgico e contribuindo para uma abordagem mais segura, resultando em uma redução de até 30% no tempo cirúrgico. A empresa licenciada é uma empresa spin-off acadêmica formada por pesquisadores da Unicamp especializados em biofabricação e aplicações para medicina.

Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unidades da Unicamp: Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e Faculdade de Ciências Médicas (FCM)

Inventores: Rubens Maciel Filho (Unicamp), Paulo Kharmandayan (Unicamp), André Luiz Jardini Munhoz (Unicamp)

Empresa licenciada: BF3 Indústria e Comércio de Produtos Médicos e Hospitalares Ltda

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.