20 de setembro de 2024 Suporte e processo de imobilização celular para obtenção de biocatalisadores
Licenciamento exclusivo de pedido de patente BR102021025589-7 (1648_SUPORTE CELULAR)
A tecnologia consiste em um processo de imobilização de células e ou enzimas para criar biocatalisadores que aceleram reações químicas, das quais resultam diversos produtos para as áreas de medicamentos, alimentos, biocombustíveis, cosméticos, entre outros. Esses biocatalisadores têm alta resistência e elasticidade, garantindo durabilidade, segurança e diversas aplicações. Também podem ser reutilizados várias vezes, o que é vantajoso tanto em termos econômicos quanto ambientais.
Em escala industrial, essa tecnologia é utilizada para produzir etanol, ácidos orgânicos e outros produtos químicos e alimentícios. As enzimas também têm aplicação na remoção de poluentes, na agricultura para fornecer nutrientes e na proteção de sementes. A robustez dos suportes aumenta a eficiência dos processos biocatalíticos e reduz os custos de produção, além de reduzir problemas relacionados à higiene industrial.
A empresa licenciada é uma spin-off acadêmica da Unicamp, graduada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e está hospedada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.
Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e BioAcids Tech Brasil
Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia Química (FEQ)
Inventores: Gustavo Paim Valença (Unicamp) e Lucídio Cristovão Fardelone (BioAcids Tech Brasil)
Empresa Licenciada: BioAcids Tech Brasil