20 de setembro de 2024 Método obtém polímero para fabricação de biomateriais de forma mais simples e sem danos ambientais
Licenciamento não exclusivo de patente BR102016016172-0 (1027_PLLA)
A invenção se refere a um processo de obtenção de um polímero (L-Lactídeo), que poderá ser usado na fabricação de biomateriais, sem o uso de gás de inertização do meio reacional e de solvente. Esses métodos, normalmente utilizados hoje, demandam tempo, a utilização de equipamentos específicos e emitem agentes tóxicos ao meio ambiente.
A técnica usada na invenção é a abertura de anel in situ, baseando-se em: remoção da etapa de inertização, não utilização de solventes e adição lenta e contínua da argila. Trata-se de um processo simplificado, com melhor homogeneização entre a carga e a matriz polimérica. A invenção se insere no campo da Química, mais precisamente na área dos biomateriais para engenharia de tecidos e embalagens, e foi licenciada pela empresa spin-off acadêmica da Unicamp Dermbio Biotech.
Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia Química (FEQ)
Inventores: Ana Flávia Pattaro (Unicamp), Maria Ingrid Rocha Barbosa Schiavon (Unicamp), André Luiz Jardini Munhoz (Unicamp), Rubens Maciel Filho (Unicamp)
Instituições licenciadas: Dermbio Biotech LTDA