Comitiva da Bosch visita Unicamp para estreitar cooperação em ciência e tecnologia

A imagem mostra quatro homens brancos posicionados para foto. Da esquerda para a direita: Homem utiliza uma camisa social branca e um terno cinza por cima; homem utiliza camisa social branca, gravata vinho e terno cinza escuro; homem utiliza camisa social branca, gravata azul marinho e terno preto; homem utiliza camisa social cinza. Fim da descrição.
Novas áreas de cooperação entre a Universidade e a multinacional entraram em pauta. Entre as áreas de interesse estão inteligência artificial, mobilidade sustentável e descarbonização.

Texto: Ana Paula Palazi – Inova Unicamp | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu nesta segunda-feira (09), uma comitiva da Bosch Brasil com o objetivo de aprofundar as relações de cooperação entre a multinacional e a Universidade. A reunião de trabalho foi realizada no Prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, gerenciado pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp). A reunião teve como foco a prospecção de novas áreas de colaboração entre a Universidade e a empresa.

O encontro contou com a participação de executivos da multinacional, como o CEO e presidente da Robert Bosch América Latina, Gastón Diaz Perez, e o vice-presidente e gerente geral da empresa com sede em Campinas, Paulo Rocca Vieira. O grupo foi recebido pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles e pelo diretor-executivo da Inova Unicamp, Renato Lopes

A inteligência artificial foi um dos temas centrais da discussão, tanto em termos de desenvolvimento tecnológico quanto no impacto social. “Eles estão interessados nas aplicações da IA, mas também preocupados com o impacto na vida das pessoas. Existe o risco de substituição de muitos trabalhos, e a Bosch tem essa consciência de que não basta aumentar a produtividade e lucratividade; é preciso pensar nas consequências sociais. Isso é algo que precisa ser enfrentado em conjunto, não só pela empresa, mas também por instituições públicas e governos”, afirmou o reitor.

O CEO da Bosch destacou a importância estratégica de Campinas e da Unicamp para a inovação da empresa. “A Bosch é uma multinacional alemã, mas nosso headquarter na América Latina está em Campinas, onde temos mais da metade dos nossos funcionários do Brasil. Essa região tem importância para nós, com as melhores universidades da América Latina, incluindo a Unicamp, de onde atraímos muitos talentos. Trabalhamos juntos em vários projetos e vemos muitas oportunidades de ampliar essa cooperação”, afirmou Diaz Perez.

Diaz Perez frisou a relevância de áreas como mobilidade sustentável e inteligência artificial, e destacou a importância de associar o sucesso empresarial à responsabilidade social. “A Bosch está comprometida não só com o desenvolvimento tecnológico, mas também com os impactos sociais que ele gera. O avanço da inteligência artificial, por exemplo, traz o desafio de requalificação da mão de obra e o risco de substituição de empregos. Estamos preocupados com como essa inovação afeta a vida das pessoas. A ideia é encontrar soluções que equilibrem o sucesso tecnológico com o bem-estar social e ambiental”, completou.

Projetos em andamento entre Unicamp e Bosch

Dentro do tema da mobilidade sustentável, foram apresentados projetos de parceria entre a Unicamp e a Bosch voltados à transição energética e descarbonização. Entre eles, o desenvolvimento de células a combustível e microrreatores para geração de energia a partir do etanol, coordenado pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ), no âmbito do Programa Rota 2030, do Governo Federal.

Outro projeto de PD&I, que envolveu a Unicamp e a Bosch, finalizado recentemente trabalhou para o desenvolvimento de baterias mais seguras e eficazes, com foco na segurança contra incêndios em veículos híbridos e elétricos, conduzido na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), também com fomento público e investimentos privados.

Além disso, o Projeto Rota Conectada, aprovado neste ano e também coordenado pela FEEC, busca desenvolver tecnologias para veículos autônomos e assistidos. Ele envolve o desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao condutor, conhecidos como ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), com o objetivo de acelerar a implementação de veículos conectados no Brasil.

Esforços relacionados à captura de carbono também foram apresentados, com foco na separação e armazenamento de CO2 e outros gases do escape de turbinas de plataformas de petróleo, visando reduzir a pegada de carbono. A Unicamp, por meio do Projeto ESA que envolve pesquisadores da FEQ, fará a caracterização e análise de um protótipo da tecnologia desenvolvida pela Bosch, para acelerar a inovação e industrialização do produto, que prevê impactos diretos na sustentabilidade ambiental.

Novas frentes de cooperação e inovação

Ao final da reunião de trabalho, foram discutidas novas áreas para expansão da parceria entre a Unicamp e a Bosch. O debate envolveu docentes da Unicamp, que apresentaram suas competências científicas e tecnológicas, e os executivos e engenheiros da empresa, que comentaram sobre as áreas de interesses da Bosch no Brasil em descarbonização e Inteligência Artificial Generativa (IA-Gen).

A empresa reforçou seu compromisso com a redução de emissões de CO2, enquanto a Unicamp se apresentou como um importante parceiro no desenvolvimento de soluções tecnológicas. “Temos uma colaboração importante com a Bosch em projetos relacionados à descarbonização e, agora, estamos explorando novas possibilidades. A empresa reconhece que há grandes oportunidades aqui e isso pode gerar avanços importantes para ambas as partes”, finalizou Meirelles.

ACESSE AS FOTOS DA VISITA