Com aplicativo que simplifica a rotina de motoristas, empresa-filha da Unicamp gera mais de 200 empregos

Foto colorida mostra homem branco jovem sentado e com as mãos cruzadas. Ele está sentado em um sofá azul em um ambiente interno de um escritório. Fim da descrição.
Lançado em 2019 por um ex-aluno do Instituto de Computação (IC) da Unicamp e seus sócios, o aplicativo Gringo alcança 15 milhões de clientes e oferece soluções e serviços para facilitar a vida dos proprietários de veículos.

Logo colorido do Unicamp Ventures. À direita, tem um arco com gradiente do verde para o azul. Fim da descrição.


Esta matéria faz parte da série de reportagens produzidas pela Inova sobre as empresas que compõem o ecossistema empreendedor da Unicamp. Saiba que tipos de empresas podem integrar esse ecossistema e como se cadastrar na página de Vivência Empreendedora.

Texto: Christian Marra | Fotos: Egon Jais / Gringo

Quem é proprietário de um automóvel conhece a dificuldade que é gerenciar assuntos como documentação, impostos, seguro, manutenção, multas, compra e venda, entre outros. Para facilitar a vida dos motoristas, um ex-aluno da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fundou, junto de dois sócios, uma startup cujo principal produto é um aplicativo que reúne, em um só lugar e de forma simples, todo o universo de serviços que os motoristas precisam controlar para usar o seu veículo com tranquilidade.

Foi com essa proposta que Juliano Dutra, formado em Ciências da Computação no  Instituto de Computação (IC) da Unicamp, uniu-se a seus sócios para fundar em 2019 a Gringo, uma empresa-filha da Universidade que vem alcançando expressivos números de crescimento, captação de recursos e geração de empregos. Com pouco tempo de estrada, o aplicativo Gringo atingiu, no primeiro semestre de 2024, a marca de mais de 15 milhões de downloads, somadas as versões para Android e iOS. E as perspectivas são de expansão dos serviços, como explica o sócio e também Chief Technology Officer (CTO ou Diretor de Tecnologia) da empresa:

“Recentemente agregamos ao aplicativo serviços como seguro automotivo e crédito para o financiamento de veículos. E estamos trabalhando para integrar o sistema do Gringo ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de estados nos quais ainda não atuamos. No momento, estamos integrados aos Detrans de 11 estados, onde se concentram cerca de 75% dos motoristas brasileiros”, afirma Dutra.

 

Como funciona o aplicativo da empresa-filha da Unicamp Gringo

Para reunir em um só lugar as várias informações que os proprietários de veículos precisam gerenciar, o app da Gringo disponibiliza uma série de funcionalidades, quase todas elas gratuitas. Nele é possível, por exemplo, monitorar a ocorrência de multas, alertar sobre as datas de pagamentos de impostos e taxas, checar a validade da carteira de motorista, se atualizar sobre o valor do carro conforme a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), além de encontrar ofertas para o seguro do veículo e crédito para a sua compra. Mas Dutra acrescenta que o Gringo não se limita a oferecer esses serviços:

“Nosso diferencial é a confiança. Tudo no mercado automotivo desperta desconfiança. É a qualidade do combustível, os serviços que um mecânico executa, as cláusulas de uma apólice de seguro, a quilometragem real de um veículo usado… Nós olhamos toda a jornada do motorista, todas as suas dores, para oferecer uma experiência incrível a ele, por meio de um atendimento atencioso e honesto”, afirma o CTO.

Ele também destaca a boa reputação que o Gringo conquistou em serviços de defesa dos direitos do consumidor: “Fomos premiados em 2023 pelo Reclame Aqui pela excelência no suporte aos nossos consumidores e obtivemos o selo de serviços ótimos, com todas as reclamações respondidas e resolvidas. Isso se deve à nossa meta de tornar o Gringo um elo de confiança entre os motoristas e os prestadores de serviços automotivos”, completa Dutra.

 

Faturamento, captação de investimentos e empregos gerados

Foto colorida mostra três homens brancos jovens em um ambiente interno de um escritório. Dois deles estão sentadas em um sofá amarelo e um deles está em pé ao fundo. Fim da descrição.

Os fundadores e sócios do Gringo (da esq. para a dir.): Caique Carvalho, Rodrigo Colmonero e Juliano Dutra.

No app do Gringo, quase todos os serviços ao motorista são gratuitos, tal como o seu download, que não é cobrado. O ex-aluno da Unicamp explica que a monetização do aplicativo se apoia na intermediação de negócios entre motoristas e prestadores de serviços automotivos, especialmente seguros e crédito, absorvendo um percentual de cada transação. Nesse sentido, os números apresentados pelo CTO impressionam:

“Em 2023, o Gringo transacionou um volume superior a R$ 1 bilhão entre motoristas e empresas fornecedoras cadastradas na plataforma. E para este ano, projetamos que esse valor chegue a R$ 2 bilhões. Nós ganhamos um comissionamento de cada negócio que é fechado por meio do aplicativo”, detalha Dutra.

Ele prefere não citar o valor exato do faturamento obtido a partir dessas transações. No entanto, com relação aos aportes de capital, o CTO lista os recursos já captados junto a investidores: “desde 2019, o Gringo já obteve quase R$ 400 milhões em aportes, injetados por alguns dos maiores fundos nacionais e estrangeiros, como o Valor Capital Group dos Estados Unidos, o Kaszek Ventures, que é o fundo de investimento dos fundadores do Mercado Livre, além do VEF, um fundo britânico”, afirma Dutra.

Ainda segundo ele, esse volume investido foi essencial para acelerar o crescimento da startup e rapidamente gerar empregos: “Temos hoje um time de cerca de 200 profissionais, metade deles ligados à área de tecnologia da informação. Nossa equipe é quase toda remota e está espalhada por mais de 70 cidades em dez estados. Isso traz uma enorme diversidade à empresa”, explica o ex-aluno da Unicamp.

Ele ainda detalha que, além dos empregos diretos, o fato de ativar negócios entre os vários fornecedores da plataforma também contribui para que mais postos de trabalho sejam indiretamente gerados pelo Gringo.

 

Espírito empreendedor nascido na Unicamp

Ao mencionar o período em que foi estudante do IC na Unicamp, Dutra ressalta que, na Universidade, sempre procurou envolver-se com as iniciativas de empreendedorismo que eram oferecidas.

Na ocasião, ele presidiu a Conpec, a empresa-júnior do IC. “Além disso, também foram muito importantes as aulas de empreendedorismo que tive com professor Vasco (Luiz Antonio Vasconcelos, docente do Instituto de Economia da Unicamp). Tudo isso que aprendi na Universidade contribuiu para aprimorar o meu lado empreendedor, em paralelo com a minha formação técnica”, comenta Dutra.

Esse espírito empreendedor o levou a criar outras startups antes de fundar o Gringo, que foram cadastradas como empresas-filha da Unicamp. Incentivado pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), em 2023 ele decidiu seguir o mesmo caminho, incluindo a empresa que gerencia o Gringo nesse cadastro. A decisão foi tomada com base nas vantagens que ele mesmo destaca:

“Ser uma empresa-filha da Unicamp agrega muita visibilidade à empresa, pois a Unicamp transmite uma imagem forte de inovação. Além disso, a Universidade possui um relevante ecossistema voltado ao empreendedorismo, que é um dos maiores do Brasil. Por isso, tal como fiz com outras startups que já criei, decidi incluir também a Gringo no cadastro de empresas-filhas. Penso que é muito importante conservar esse vínculo”, finaliza o CTO.

Nesse sentido, vale acrescentar que a Inova Unicamp oferece gratuitamente uma disciplina semestral, com aulas teóricas e práticas, sobre inovação e empreendedorismo, disponível para alunos regulares da Unicamp e a outras pessoas que desejam se matricular como estudantes especiais. A Agência também disponibiliza em seu site uma listagem atualizada regularmente com outras disciplinas que abordam o tema na Universidade, vinculadas a outras Unidades e a Centros da Unicamp, o que facilita a busca que qualquer pessoa interessada.

 

Ecossistema empreendedor da Unicamp

Um dos ecossistemas empreendedores que a Gringo faz parte é o Unicamp Ventures, fomentado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que produz conteúdo (como esta matéria) e eventos reunindo as empresas-filhas da Universidade. A Inova Unicamp também é a porta de entrada para empresas que desejem se conectar com grupos de pesquisa para projetos em cooperação com a Universidade.

Podem compor o ecossistema os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes e funcionários ou ex-funcionários. Além de startups que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-off.

A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. O cadastro é gratuito e pode ser feito aqui.