Inova Unicamp participa da SEMAP 2024 destacando a importância do empreendedorismo no meio universitário

Professor Rangel Arthur, diretor-executivo associado da Inova Unicamp, palestrando para alunos durante a SEMAP 2024 Fim da descrição.
O professor Rangel Arthur, diretor-executivo associado da Inova, apresentou aos alunos do IMECC Unicamp a atuação da Agência, ressaltando a importância de se transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso

Texto e fotos: André Gobi – Inova Unicamp

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) participou da Semana de Matemática Aplicada (SEMAP) 2024, organizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp entre os dias 19 e 23 de agosto. O professor Rangel Arthur, diretor-executivo associado da Inova Unicamp, esteve presente no segundo dia do evento para ministrar uma palestra apresentando aos alunos do Instituto as ações da Agência em relação à promoção do empreendedorismo tecnológico.

Em sua apresentação, o professor ressaltou o potencial que as pesquisas desenvolvidas na Unicamp têm para se tornarem startups, destacando o papel da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) neste processo. Também apresentou empresas-filhas da Unicamp, além das startups que estão instaladas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, assim como outras empresas que integram o ecossistema de inovação e empreendedorismo tecnológico gerenciado pela Inova Unicamp.

A palestra serviu também para inspirar os alunos a explorarem oportunidades de promoção do empreendedorismo, especialmente por meio de ações desenvolvidas pela Inova, como o Desafio Unicamp, uma competição de modelagem de negócios baseada em tecnologias da Unicamp aberta à participação de alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados em empreendedorismo e inovação de todo o Brasil.

Professor Rangel Arthur em primeiro plano e, em segundo plano, sua apresentação projetada na tela do auditório Fim da descrição.

Professor Rangel Arthur, diretor-executivo associado da Inova Unicamp, falou sobre as ações promovidas pela Inova Unicamp na SEMAP 2024. Foto: André Gobi – Inova Unicamp.

“A Inova tem uma sinergia muito grande com o IMECC e essa interação é fundamental para apresentar o trabalho da Inova para que os alunos fiquem atentos às oportunidades que possam aparecer. Vemos muitos trabalhos de conclusão de curso, de iniciação científica, assim como dissertações de mestrado e teses de doutorado que apresentam grandes oportunidades de virarem uma startup, então é importante que os alunos conheçam o trabalho que é desenvolvido na Inova”, destacou o professor.

Na apresentação também foi abordada a relevância da proteção dos resultados de pesquisas acadêmicas por meio do depósito de patentes ou registro de programas de computador, ressaltando como a propriedade intelectual pode impulsionar a valorização das pesquisas científicas e tecnológicas. Também foi enfatizado sobre a cultura de empreendedorismo fomentada pela Inova, apontando a importância de transformar ideias inovadoras em soluções práticas e negócios de sucesso.

ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR DA UNICAMP

São vários os empreendimentos que compõem o ecossistema empreendedor Unicamp Ventures, fomentado pela Inova Unicamp, que produz conteúdos e eventos reunindo essas empresas.

Podem fazer parte deste ecossistema os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes, funcionários ou ex-funcionários, assim como startups que foram incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) ou criadas a partir de uma tecnologia ou conhecimento desenvolvido na Universidade, as chamadas empresas spin-off.

A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. O cadastro é gratuito, acesse e faça da sua empresa uma filha da Unicamp em: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/