22 de agosto de 2024 Workshop destaca a importância do investimento anjo e mostra caminhos para se investir em startups
O evento foi realizado pela Inova Unicamp em parceria com o grupo de investidores UniAngels e de empreendedores Unicamp Ventures.
Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Foto: Roberto Martins – Inova Unicamp
O investimento anjo desempenha um papel vital em novos negócios, viabilizando economicamente o surgimento e desenvolvimento de empresas inovadoras. Muitas startups conseguem prosperar por meio desses investidores que veem nelas oportunidades com potencial de crescimento.
A fim de fomentar essa relação, foi realizado, no dia 15 de agosto, o workshop Como se tornar um Investidor Anjo?. O evento foi promovido pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), com apoio do grupo de empreendedores Unicamp Ventures e de investidores chamado Grupo de Anjos Alumni Unicamp (UniAngels) e realizado nas instalações do prédio do Laboratório de Inovação em Biocombustíveis (LIB), dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.
O workshop, destinado àqueles que desejam conhecer as formas de se tornar um investidor anjo, focou na importância desses investimentos para o desenvolvimento de startups, assim como a colaboração que os investidores podem trazer a esses empreendimentos, contribuindo com suas experiências e contatos.
Moderado por Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, o evento contou com a participação do professor Renato Lopes, diretor-executivo da Agência de Inovação, que abriu a série de apresentações abordando ações que a Agência promove para fomentar o ecossistema de empreendedorismo tecnológico ao redor da Unicamp e também falou sobre a importância do workshop nesse contexto.
“Um evento como esse, para um ambiente de possibilidades de investimento, é muito importante porque quanto mais pessoas estão investindo, temos mais riqueza de opiniões e mais disponibilidade de recursos para o desenvolvimento de novas soluções na sociedade. A parceria da Inova com o grupo UniAngels é riquíssima e essencial, pois também pode melhorar o processo dessas empresas que estão conosco no Parque ou são empresas-filhas da Unicamp”, declarou o diretor da Inova.
Uma importante peça neste ecossistema de empreendedorismo tecnológico é o grupo Unicamp Ventures, que esteve representado por seu conselheiro e empreendedor Eduardo Neger apresentando aos espectadores o papel e a atuação desta rede, que é formada por aproximadamente 1.400 empresas-filhas que têm relação com Unicamp, seja como alunos, ex-alunos, docentes, funcionários, e empreendedores que atuam em diversas áreas.
A própria empresa do conselheiro, a Neger Telecom, é um exemplo de como essas conexões entre a Universidade e as empresas podem ser positivas e frutíferas. A empresa está hospedada no prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico e tem um convênio de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) com a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp para o desenvolvimento de tecnologia para detecção de drones comerciais.
EMPRESAS INCUBADAS NA INCAMP REPRESENTAM MENOR RISCO PARA INVESTIDORES
A UniAngels, por meio de um de seus fundadores, Daniel Andrade, trouxe em sua apresentação aspectos essenciais a serem considerados na hora de escolher a startup mais adequada a se investir. Foi enfatizada a importância de ter em mãos dados relevantes do empreendimento, como a existência de clientes iniciais ou potencial de mercado, assim como o diferencial de se conhecer o ramo no qual se pretende investir, quais parceiros e recursos estão ou poderão ser envolvidos e de quanto capital deve ser investido.
“Nosso papel na UniAngels é auxiliar os investidores na forma como eles devem analisar as empresas e potencializar, através da sua jornada, a vida dessas empresas. Essa análise é muito ampla para os investidores e, na UniAngels, a gente consegue encurtar o caminho para quem quer ser um investidor”, destacou Andrade.
Um dos dados mais importantes apresentados por Andrade aos presentes foi sobre a taxa de falência das startups no mercado tradicional, que é de 40%, com apenas 40% conquistando retornos moderados e cerca de apenas 20% conseguindo atingir maturidade e sucesso. Neste ponto, em particular, foi constatada uma grande disparidade na taxa de sucesso alcançada pelas empresas que passam pelo Programa de Incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), sob gestão da Inova Unicamp, uma das poucas incubadoras brasileiras com o nível máximo, 4, de certificação concedido pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE).
Segundo dados apresentados durante o workshop por Vital Yasumaru, supervisor da Incubadora e de empreendedorismo da Inova Unicamp, a taxa de sucesso (sobrevivência) de empresas que passam pelo Programa de Incubação da Incamp é de 60%. O percentual de sucesso das empresas incubadas é ainda maior quando aplicado especificamente às deeptechs, startups originadas a partir de pesquisas com bases científicas, chegando a impressionantes 77% a taxa de sucesso.
CREDIBILIDADE DO ECOSSISTEMA DE EMPREENDEDORISMO É UM DIFERENCIAL PARA QUEM QUER INVESTIR
Essa taxa de sucesso das empresas incubadas, muitas instaladas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, se torna um atrativo a mais para quem busca investir em startups com mais segurança e com um percentual menor de riscos. Neste sentido, estiveram presentes no evento tanto pessoas interessadas em iniciar no processo de se tornar um investidor anjo, quanto pessoas que já são investidores de startups e conhecem as boas oportunidades apresentadas pela UniAngels.
É o caso de Durval Jacintho, ex-aluno da Unicamp e profissional com longa experiência no ramo de tecnologia que vem investindo em startups por intermédio da UniAngels. “Há menos de um ano eu comecei a investir através da UniAngels e o que mais me atrai é saber que as empresas que compõem este ecossistema de empreendedorismo têm importante base tecnológica, isso gera credibilidade. Outro motivo são as alternativas de empresas de variados setores para que possamos escolher melhor as oportunidades para investimento”, afirmou Jacintho.
A UniAngels é uma rede formada por empreendedores, mentores e investidores conectados à Unicamp com o propósito desenvolver o ecossistema de empreendedorismo promovido pela Inova Unicamp. A rede conecta startups de alto potencial com associados investidores anjos, em sua maioria ex-alunos da Unicamp, com o propósito de fomentar o desenvolvimento dessas startups, resultando em mais inovação e mais desenvolvimento.
Para se tornar um investidor anjo ou saber mais sobre oportunidades de investimento em startups, visite uniangels.com.br e acompanhe a rede em seu perfil no LinkedIn.
ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR DA UNICAMP
São vários os empreendimentos que compõem o ecossistema empreendedor Unicamp Ventures, fomentado pela Inova Unicamp, que produz conteúdos e eventos reunindo essas empresas.
Podem fazer parte deste ecossistema os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes, funcionários ou ex-funcionários, assim como startups que foram incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) ou criadas a partir de uma tecnologia ou conhecimento desenvolvido na Universidade, as chamadas empresas spin-off.
A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. O cadastro é gratuito, acesse e faça da sua empresa uma filha da Unicamp em: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/