17 de junho de 2024 Inova Unicamp apresenta tecnologias e empresas da Universidade no Campinas Innovation Week
Evento ofereceu maior visibilidade às pesquisas, startups e empresas incubadas ligadas ao ecossistema da Unicamp e estimulou o networking entre pesquisadores, empresas, investidores e o público.
Texto: Christian Marra | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp
Entre os dias 11 e 14 de junho, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) participou do Campinas Innovation Week (CIW), evento que reuniu centros de pesquisa, universidades, startups e empresas para estimular a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico em Campinas (SP). O encontro foi uma oportunidade para que o público em geral, cientistas, empresários, empreendedores e investidores pudessem conhecer mais a fundo os resultados das pesquisas e tecnologias desenvolvidas no ecossistema da região.
Os participantes que visitaram o estande da Unicamp, onde o espaço da Inova Unicamp foi integrado, puderam conhecer alguns dos seus principais projetos em andamento. O local também foi palco da apresentação de startups sediadas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e de empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), ambos sob gestão da Inova. No mesmo estande, também foram divulgados os planos de implantação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS).
O encontro, realizado no Prédio do Relógio do Pátio Ferroviário, no centro de Campinas, favoreceu um intenso networking entre pesquisadores, empresas, investidores e o público em geral, que circulou pelos estandes em meio a robôs, equipamentos eletrônicos, dispositivos de realidade virtual, entre outros avançados aparatos. As palestras e debates promovidos simultaneamente nos diversos palcos contribuíram para os visitantes respirarem uma atmosfera de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo ao longo de todos os dias do evento.
Confira as fotos do evento: https://flic.kr/s/aHBqjBBqZF
Destaques apresentados pela Inova Unicamp
Quem compareceu ao estande da Unicamp pôde conhecer as várias frentes de atuação da Universidade para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Campinas. Foram apresentados alguns de seus grandes projetos de pesquisa em parceria com o setor empresarial e as ações realizadas pela Inova Unicamp, que expôs tecnologias e patentes desenvolvidas na Universidade e disponíveis para serem licenciadas por empresas e instituições.
O diretor-executivo da Inova Unicamp, o professor Renato Lopes, destacou a importância da presença no CIW: “O evento é uma ótima ocasião para dar mais visibilidade às tecnologias que os pesquisadores da Unicamp desenvolvem, tanto no sentido de buscar mercado quanto de mostrar ao público a ciência que está sendo produzida. E para as empresas do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, o evento também é uma ótima vitrine para alcançar os seus clientes e estabelecer parcerias e novos relacionamentos, inclusive com as autoridades que estão aqui presentes”, explicou o diretor.
No estande, o público pôde conversar com os pesquisadores e até mesmo interagir com alguns dos inventos apresentados. No mesmo espaço, startups e empresas incubadas se revezaram para expor suas tecnologias desenvolvidas ao longo dos dias do evento.
O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, também esteve presente no CIW. Ele participou da abertura do evento e do painel “Inovação e sustentabilidade: construindo o futuro a partir de distritos inteligentes”. Ele ressaltou a importância de encontros deste tipo para que sociedade conheça melhor o protagonismo da cidade em importantes âmbitos ligados à inovação: “A contribuição de Campinas para a produção de Ciência e Tecnologia ainda é pouco reconhecida pela população. Eventos como este tornam essa participação mais evidente”, afirmou Meirelles.
Participação da Inova nas palestras e debates do Inova Trade Show
Neste ano, a programação da CIW incluiu o Inova Trade Show, uma iniciativa da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) que promoveu um extenso ciclo de palestras e debates em diversos palcos do evento. Representantes da Inova Unicamp foram protagonistas de discussões relacionadas a comunicação e ao papel das instituições de pesquisa.
Kátia Kishi, supervisora de comunicação, participou do painel “Comunicação na Ciência, Tecnologia e Inovação”, todo ele conduzido por mulheres. Entre elas estiveram Vanessa Sensato, diretora de estratégia e inovação da empresa-filha da Unicamp Agência Sabiá, Daniela Klebis, coordenadora de comunicação na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Roberta Campos, jornalista na Duas Robertas Ateliê de Comunicação, e Simone Pallone, pesquisadora no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp.
Em outro painel, Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo, participou das discussões sobre o tema “Impactando o ecossistema de inovação: visão das Instituições de Ciência de Tecnologia”. Ela esteve ao lado de Newton Frateschi, vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas e professor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Unicamp, Diane Teo de Moraes, gerente de inovação na PUC-Campinas, Lilian Cristina Anefalos, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), e Kleber Eduardo Vicente dos Santos, especialista em inovação e empreendedorismo no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Visita ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp
No último dia do evento, um grupo de participantes da CIW fez uma visita ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp para conhecer pessoalmente o ecossistema de startups, empresas-filhas e incubadas coordenado pela Inova Unicamp. Zanatta Inglez foi a anfitriã do grupo e recebeu os participantes com uma exposição geral sobre a Universidade e as várias frentes de atuação da Agência.
Na ocasião, os visitantes, um grupo formado por professores, pesquisadores e estudantes, puderam conhecer os trabalhos da Inova Unicamp para proteger e gerenciar as patentes desenvolvidas pela Universidade e as ações de transferência de tecnologia ao mercado, além de iniciativas de promoção do empreendedorismo, convênios de pesquisa e os números de recordes e conquistas alcançadas pela Agência em 2023.
A visita foi concluída com um tour guiado pelas principais instalações da Inova Unicamp e do Parque Científico e Tecnológico do campus de Campinas.
Sobre a Inova Unicamp
A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), responsável por atividades de estímulo à proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologias e de parcerias de pesquisa e desenvolvimento entre a Universidade e o setor empresarial. A Inova também gerencia o Parque Científico e Tecnológico e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Na área de comunicação e cultura, promove diversos conteúdos especializados, eventos e competições voltados à proteção da propriedade intelectual, inovação e ao empreendedorismo, além de mapear e promover o relacionamento das mais de 1.300 empresas-filhas, como são chamados os empreendimentos cujos sócios fundadores tiveram vínculo com a Unicamp.