CBN Campinas | Unicamp inaugura unidade de pesquisa para produção de energia renovável

Imagem do auditório da FEQ mostra pessoas sentadas de costas e no segundo plano a mesa diretiva com as autoridades. Fim da descrição

Foto: Guilherme Leal/CBN Campinas

 

Foi inaugurada nesta terça-feira (8) na Unicamp uma nova unidade de pesquisa focada na produção de energia renovável. A E-RENOVA fica na Faculdade de Engenharia Química e é uma parceria com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

O objetivo é apoiar e desenvolver projetos com foco em inovação para a produção de energia a partir de fontes renováveis como a biomassa.

De acordo com os responsáveis pela unidade, o foco estará no desenvolvimento de ideais em parceria com empresas do setor industrial estimulando a transferência de conhecimentos e a busca de soluções tecnológicas.

A unidade realizará estudos para criação de novos produtos e processos para a indústria a partir do processamento de biomassa, como explica o professor e coordenador da E-Renova Rubens Maciel Filho. A partir deste conceito será possível produzir energia a partir das sobras de outras culturas.

A E-RENOVA é a segunda unidade de pesquisa credenciada pela Embrapii na Unicamp. Ilda Bisinoti, representante da instituição, diz que o projeto é apoiado para que ele possa propor soluções que modernizem a indústria de forma sustentável.

A preocupação com a indústria nacional também esteve na fala do reitor da universidade Antonio José de Almeida Meirelles. Ele disse que há um cenário nacional que indica que iniciativas neste sentido devem ser apoiadas.

A nova unidade de pesquisa terá investimento inicial previsto de R$ 4,8 milhões de reais. No lançamento também foi exposto um projeto que busca a criação de um hub para o recebimento de ideias para a criação de um combustível sustentável para a aviação nacional.

 

Matéria originalmente publicada no site da CBN Campinas.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.