23 de outubro de 2023 A Cidade On | Empresas-filhas da Unicamp ampliam faturamento e emprego
Relatório mostra que total faturado subiu para R$ 25,9 bilhões; número de vagas de trabalho cresceu 5,6%
O faturamento anual das empresas-filhas da Unicamp subiu 32% de 2022 para este ano. O total saiu de R$ 19,3 bilhões no ano passado para R$ 25,9 bilhões em 2023. O número de vagas de emprego também teve um salto, saindo de 44.624 para 47.156, o que representa um acréscimo de 5,67% em um ano.
O mapeamento foi feito no período de outubro 2022 a setembro de 2023 e foi divulgado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que é responsável por acompanhar as entidades, iniciativas e startups idealizadas, fundadas e formadas por alunos e ex-alunos, assim como docentes e funcionários.
Ao todo, conforme os dados, a universidade conta atualmente com 1.156 empresas-filhas. Entre elas, estão aquelas criadas a partir de tecnologias da universidade, conhecidas como spin-offs acadêmicas, ou incubadas e graduadas pela Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp).
“O mapeamento de empresas-filhas teve seu início em 2006 e, desde então, a Inova Unicamp acompanha a progressão e o amadurecimento contínuo, representado principalmente pelos indicadores de faturamento e geração de empregos”, diz a professora e diretora-executiva da Inova, Ana Frattini.
Perfis das empresas
O levantamento mapeou 1.387 empresas-filhas. Porém, 1.156 estão em atividade e gerando rendimento e empregos. Destas, a maioria tem sede em Campinas, Paulínia, Limeira e Piracicaba, cidades onde estão as unidades da Unicamp.
O mapeamento também identificou que 93,1% das sedes estão na região Sudeste. Neste grupo, 95% estão em São Paulo, divididos nestas regiões:
- Região Metropolitana de Campinas: 57,6%
- Região Metropolitana de São Paulo: 23%.
- Região de Piracicaba 3,1%
O professor diretor-executivo associado da Inova Unicamp, Renato Lopes, afirma que a proximidade comprova a troca direta das empresas com a universidade. “Para nós, esse indicador da localização é muito importante por diversos motivos, como constatação de que muitas dessas empresas continuam seu relacionamento com a Unicamp, participando de eventos ou ainda convênios de P&D (pesquisa e desenvolvimento) com a universidade”, analisa.