Medicamento em forma de colírio para prevenção e tratamento de Retinopatia Diabética

Licenciamento exclusivo de pedido de patente BR 10 2015 015356 2

A composição e formulação farmacêutica consiste em um medicamento, em forma de colírio, para prevenção e tratamento de Retinopatia Diabética (RD), complicação que pode comprometer a visão de pessoas com diabetes. Ela ocorre quando há alterações neurais e vasculares na retina, geradas devido às altas taxas de glicemia (quantidade de glicose acumulada no sangue), sendo uma das maiores causas de redução visual, podendo, inclusive, levar à perda irreversível da visão, em estágios mais avançados.

O colírio oferece tratamento não invasivo e pode ser ministrado para prevenção e em fases iniciais da doença, após diagnóstico clínico. Também é indicado no tratamento de outras patologias oculares. A tecnologia está em estágio inicial e o intuito do licenciamento é possibilitar seu desenvolvimento para, futuramente, tornar-se um produto para ser utilizado em larga escala.

 

Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unidade da Unicamp: Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Faculdade de Engenharia Química (FEQ)

Inventores: Jacqueline Mendonça Lopes de Faria, Maria Helena Andrade Santana, Mariana Aparecida Brunini Rosales e Aline Borelli Alonso

Empresa licenciada:  J. Lopes de Faria Sociedade Empresaria Ltda (Verlux)

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.