Software de parametrização operacional dos impelidores de tanques

A ferramenta otimiza as operações de mistura em tanques de armazenamento de petróleo

Licenciamento exclusivo para uso de programa de computador BR 51 2022 003409-3

O software de agitação de tanques de petróleo é uma solução tecnológica com interface gráfica desenvolvida em VBA (Visual Basic for Applications). A ferramenta computacional é projetada para auxiliar na tomada de decisões estratégicas e otimizar as operações relacionadas aos tanques de armazenamento de petróleo. Utilizando um modelo matemático baseado na correlação de variáveis do processo e condições operacionais, obtidos por simulações com o uso da fluidodinâmica computacional (CFD), o software fornece informações sobre o tempo de homogeneização em tanques de petróleo e a potência consumida pelos agitadores.

 

Essas informações são calculadas com base nas condições geométricas do tanque, como viscosidade, nível de óleo, diâmetro e número de agitadores, além de considerar as condições operacionais, como a velocidade do impelidor. A informação fornecida pelo software é importante para a compreensão dos processos de agitação e mistura e contribuem para uma maior eficiência operacional, resultando na minimização da formação de borra. O software de agitação de tanques de petróleo representa um avanço tecnológico que oferece uma solução prática  para atender às demandas da indústria de petróleo.

 

Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Petrobras

Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia Química da Unicamp (FEQ)

Inventores: José Roberto Nunhez, Raphael Ribeiro Cruz Santos, Stephanie Pricoli Victorino,  Guilherme José de Castilho e Reynaldo Pires da Fonseca

Empresa licenciada:  Petrobras

 

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.