Unicamp recebe recursos para desenvolvimento automotivo com a iniciativa privada

Homem branco de meia idade está sentado de costas e mexe em computador portátil acoplado a uma máquina agrícola em formato triangular que faz distribuição de fertilizantes. Pesquisador e equipamento usado em pesquisas para o programa rota 2030 estão em galpão da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. Fim da descrição.
Pesquisadores da Universidade estão envolvidos em 11 projetos que têm apoio financeiro do Programa Rota 2030. Pesquisas buscam soluções para desafios da indústria em parceria com empresas automobilísticas e outras instituições científicas e tecnológicas.

Texto: Ana Paula Palazi | Fotos: Pedro Amatuzzi-Inova Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas fechou parceria com dez Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e treze empresas do setor industrial para o desenvolvimento e aplicação de soluções tecnológicas na área automotiva. A iniciativa faz parte do Programa Rota 2030 do governo federal. Ele conecta a indústria com a academia para projetos de pesquisa inovadores e estratégicos, com objetivo de impulsionar o desenvolvimento de conhecimento, tecnologias e geração de novos negócios com previsão de investimento de R$ 1 bilhão durante os cinco primeiros anos dos programas prioritários. 

Os convênios foram assinados em 2021 com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp e vão destinar, até o fim dos contratos, mais de 16 milhões de reais para a Universidade. Os valores serão revertidos para a manutenção e melhorias na infraestrutura dos laboratórios, compra de insumos para as pesquisas e o pagamento de bolsas de estudo e estímulo à inovação.

A Unicamp atua na execução de projetos para o desenvolvimento da cadeia automotiva em áreas estratégicas, na melhoria de produtos e processos, nos três eixos temáticos coordenados pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa de Minas Gerais (FUNDEP), da qual também faz parte da coordenação técnica; e no programa da Financiadora de Estudos e Projetos Finep 2030. As entidades são gerenciadoras dos recursos, com alguns ainda disponíveis e ofertados em fluxo contínuo, o que permite ainda ampliar a participação da Unicamp no Rota 2030. 

“Estamos desenvolvendo melhorias nas áreas de bioenergia, propulsão alternativa à combustão, ferramentaria, eficiência e segurança de veículos que atendam às demandas da sociedade.”, destaca o professor e pesquisador da Unicamp, Tárcio André dos S. Barros, membro da coordenação técnica da linha temática V da FUNDEP. 

Projetos de inovação

Entre as pesquisas desenvolvidas pela Unicamp estão o aumento do desempenho de motores flex e metamateriais para blindagem em veículos. As inovações também incluem adaptação e geração de energia embarcada para veículos elétricos e híbridos a partir do etanol e controle de equilíbrio para segurança em triciclos

Um outro estudo busca o desenvolvimento da cadeia de ferramentaria nacional para estampagem a quente e, na área de agricultura de precisão, os pesquisadores trabalham com sistemas de propulsão elétrica para tratores agrícolas, semeadores e distribuidores autônomos de fertilizantes. 

Os projetos aprovados são executados diretamente com a participação do setor industrial. Entre as empresas envolvidas estão:  AVL South America, Caoa, FCA Fiat Chrysler, General Motors, Hibrema, Supplier, Marelli Sistemas Automotivos, Marchesan, Motiva Mobilidade, Piccin Máquinas Agrícolas, Robert Bosch, Toyota do Brasil e Volkswagen.

O Rota 2030 recebe aporte de empresas beneficiadas pela isenção de impostos da importação de peças sem similares no país e que agregam valor tecnológico aos veículos produzidos e comercializados aqui. O recurso é disponibilizado para os programas e projetos prioritários de inovação e gerido por um conselho gestor que seleciona as instituições ou redes de pesquisa para a execução. 

Atualmente, quatro faculdades da Unicamp estão envolvidas com o programa Rota 2030. São elas: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) e Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Os pesquisadores desenvolvem os trabalhos em parceria com outras seis Universidades e quatro institutos de pesquisa, com foco no intercâmbio científico e tecnológico entre grupos de pesquisa e a cadeia automotiva. 

Foto em galpão da Faculdade de Engenharia Agrícola onde sete pesquisadores, homens e brancos, posam para o registro. Ao fundo uma máquina mais alta que eles, em formato triangular usada para distribuição de fertilizantes no campo. Fim da descrição.

O projeto da Unicamp e da UFABC com a Piccin Máquinas Agrícolas (financiado pelo Rota2030- FINEP-Empresarial) desenvolve um distribuidor de corretivos e fertilizantes com acionamento elétrico e maior eficiência.
Confira outras informações sobre convênios com empresas e licenciamentos de tecnologias da Unicamp no Relatório Anual da Inova Unicamp.

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